Mato Grosso

Secretaria diz que 95 de cada 100 pacientes com covid são pessoas não vacinadas

Em entrevista à uma rádio, governador Mauro Mendes disse que "fazer campanha de não vacinação já é crime"

1 minuto de leitura
Secretaria diz que 95 de cada 100 pacientes com covid são pessoas não vacinadas
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) diz que 95 de cada 100 pessoas internadas hoje em Mato Grosso com diagnóstico de covid-19 são aquelas que optaram por não se vacinar contra a doença. 

A projeção foi divulgada nesta terça-feira (11) e é referente à subida recente da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a pandemia. 

Ontem (10), as UTIs com leito pactuados entre Estados e municípios para a internação de pacientes da covid-19 atingiram a taxa de 54,9%, com 94 leitos ocupados dos 177 disponíveis atualmente. 

Uma semana antes do Natal, 17 de dezembro, a taxa estava em 33,9%. 

Na mesma data, Mato Grosso estava em uma média de 1,5 mil novos casos ao dia. Os dados atualizados hoje pela secretaria mostram o diagnóstico de 7.293 novos casos. 

“Já é crime”

Mais cedo, o governador Mauro Mendes voltou a criticar quem defende a não vacinação pelo país. Segundo ele, a foi a imunização que transformou a covid-19 – para as pessoas com todas as doses tomadas – em uma “gripezinha”, e a situação mais complexa seria a dos não vacinados. 

“A Constituição Federal garante o direito de cada um de não se vacinar, não temos no país nenhuma lei que obrigue a pessoa a se vacinar, em qualquer situação. Mas fazer campanha de não vacinação já é crime. São pessoas que estão desafiando a lógica”, disse em entrevista à rádio CBN Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes