Saques do FGTS: delegado dá dicas para evitar cair em golpes

"Eles praticam golpe em relação a tudo. Com o FGTS não seria diferente", avalia titular da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia

Mais de 12 milhões de transações financeiras já foram registradas pela Caixa Econômica Federal em todo o país desde que teve início o depósito de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas contas dos trabalhadores.

E na avaliação do delegado Eduardo Botelho – titular da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso – é uma questão de tempo até os primeiros golpes começarem a ser aplicados.

Segundo ele, até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada no Estado, mas elas já são esperadas. “Eles praticam golpe em relação a tudo que acontece. Com o FGTS, que vai movimentar uma grande quantia de dinheiro no Brasil, não seria diferente”.

LEIA TAMBÉM

As orientações que o delegado dá para que o cidadão não saia no prejuízo são as mesmas que a própria Caixa Econômica já vem divulgando em seus canais de comunicação.

  • não forneça a senha ou número do Cartão do Cidadão
  • não acesse links enviados em nome da Caixa por e-mail, SMS ou WhatsApp
  • não faça nenhum pré-cadastro para saque do FGTS

De acordo com a Caixa Econômica, golpistas têm entrado em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco. O objetivo deles é obter informações para ter acesso às contas.

A Caixa esclarece que nunca solicita senhas, dados ou informações pessoais de seus clientes. Também não é prática do banco pedir confirmações por acesso a e-mail, SMS ou WhatsApp.

Em caso de dúvida, segundo o delegado Eduardo Botelho, a melhor opção é procurar um canal oficial de atendimento do banco.

No caso do saque do FGST, o endereço oficial é o fgts.caixa.gov.br. É possível também baixar o aplicativo no celular ou ligar no 0800-726-0207.

A estimativa do governo federal é de injetar R$ 40 bilhões na economia brasileira até março de 2020 com o depósito do FGTS.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCorta e joga fora
Próximo artigoGrupo se inscreve para fiscalizar concurso e no dia descobre que era golpe

O LIVRE ADS