Principal

Rota do Oeste pode pedir aumento no prazo de execução das obras na BR 163

2 minutos de leitura
Rota do Oeste pode pedir aumento no prazo de execução das obras na BR 163

Ednilson Aguiar/O Livre

pedágio cobrados na BR-163/MT,

A Rota do Oeste pode pedir o aumento do prazo para a realização de investimentos ao longo da BR-163, que está sob sua concessão. Nesta semana, o presidente Michel Temer (PMDB) publicou uma Medida Provisória que alterou o prazo máximo da execução das obras, passando de cinco para 14 anos.

Procurada pelo LIVRE, a Rota do Oeste disse que está analisando o texto da MP para definir sua adesão, mas considera um importante avanço para garantir a retomada dos investimentos.

A MP estabelece ainda que, para equilibrar contratos, a tarifa ou prazo de vigência do contrato devem ser reduzidos. Há, ainda, a possibilidade de unir os dois itens. Entretanto, a redução da tarifa só deve ocorrer depois do término da duplicação.

Segundo o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, a MP não é benevolente, apesar de aumentar o prazo para conclusão das obras sem alterar o valor pedágio de imediato.

“Fez-se necessária pela recessão que se instalou. As concessões de hoje são inexequíveis”, alegou. 

As alterações de prazos e investimentos será tratada por meio de acordo entre a concessionárias e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Duplicação da BR-163

A duplicação da segunda etapa da rodovia, entre o Posto Gil e Sinop, está suspensa. Mas os demais serviços, como recuperação do pavimento, manutenção e conservação da via, estão sendo realizados normalmente.

Conforme a Rota do Oeste, a paralisação da duplicação ocorre devido à não liberação do financiamento de longo prazo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A primeira etapa de duplicação da BR-163, de 117,6 quilômetros, foi concluída e entregue ainda em 2016.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes