Principal

Reportagem do Fantástico aborda grampos e regalias na prisão

2 minutos de leitura
Reportagem do Fantástico aborda grampos e regalias na prisão

Ednilson Aguiar/O Livre

Promotor Mauro Zaque

Promotor Mauro Zaque deu entrevista ao Fantástico

Uma reportagem exibida neste domingo pelo programa Fantástico, da rede Globo, voltou a tratar do escândalo de grampos ilegais, divulgado pela primeira vez em maio. Com duração de aproximadamente 10 minutos, o semanário destacou trechos do depoimento do promotor de Justiça e ex-secretário de Segurança Pública (Sesp) Mauro Zaque, que tenta envolver o governador na trama, além das regalias que militares presos no esquema têm na prisão.

Segundo a reportagem, Zaque teria dito à Procuradoria Geral da República (PGR) que o governador teria conhecimento do esquema. A evidência apresentada por ele é um relato do coronel Zaqueu Barbosa. Ele que teria contado ao governador do esquema.

Durante entrevista, Zaque negou-se a falar do depoimento. Disse apenas que fez uma apresentação para que o governador tomasse providências a respeito. O documento teria sido protocolado em 14 de outubro de 2015.

O governo de Taques alega que houve fraude no protocolo. “Quem se beneficia foi quem fraudou, e não foi o governo. O governo tem todo o interesse em esclarecer as acusações”, afirmou o secretário de comunicação, Kleber Lima.

Outro ponto destacado pelo Fantástico foram as regalias que os militares de alta patente têm na prisão. Estão presos os ex-comandante-geral Zaqueu Barbosa, o secretário-chefe da Casa Militar, Evandro Lesco, e o adjunto Ronelson Barros. Em suas celas há TV de tela plena, micro-ondas, geladeira e ar-condicionado.

Barriga de aluguel
O esquema veio à tona em 11 de maio, durante a produção da primeira reportagem do Fantástico sobre o caso. Os grampos ilegais foram feitos por meio de uma tática conhecida como “barriga de aluguel”, em que telefones de pessoas que não têm relação com o processo são incluídos nos pedidos de quebra de sigilo. Desse modo, um processo que trata de tráfico de drogas foi usado para quebrar ilegalmente o sigilo diversas pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes