Os candidatos ao governo de Mato Grosso não têm apostado nas redes sociais como alternativa para a propaganda de suas campanhas. Apesar de atualização mais frequente nas últimas semanas sem perfis próprios, as atividades estão restritas a essas divulgações.
Levantamento de consultoria de mídia, feito a pedido de O Livre, aponta que somente o governador Mauro Mendes (União Brasil) ativou anúncios para mostrar que é candidato nas eleições 2022.
E, mesmo assim, a quantidade de peças divulgadas por ele é bem menor se comparado com candidatos de outros estados. Os dados são baseados nos anúncios ativos desde o dia 16 de agosto, quando teve início a propaganda eleitoral, e com mensagem explícita de pedido de voto.
Mauro Mendes, candidato à reeleição, patrocinou 6 anúncios nesse período, cujo valor é calculado pela massa de mil visualizações. Em tese, sua propaganda eleitoral extra perfil próprio alcançou 6 mil potenciais eleitorais, grupo que não representa nem 1% dos 2,4 milhões eleitores registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
LEIA TAMBÉM
- Quanto os candidatos gastam com publicidade nas redes sociais?
- Desconectados: só a metade dos candidatos usam redes sociais na campanha
Os demais candidatos ao governo de Mato Grosso – Márcia Pinheiro (PV), Moisés Franz (Psol) e pastor Marcos Ritela (PTB) – não haviam patrocinado nenhum anúncio até sexta-feira (2).
“Os anúncios não têm exatamente um prazo para avaliação de retorno. Como o cálculo do preço é feito por mil visualizações, quanto menor tempo o anunciante base esse número, mais ele pode anunciar, porque pode ser interpretado um resultado bom. Mas, o tempo que leva para bater mil visualizações varia, conforme a estratégia”, afirma o consultor Gustavo Coelho.
A média de anúncios em redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, publicados pelos candidatos ao governo dos estados maiores no país tem ficado acima 200. Marcelo Freixo (PSB-RJ) tem atualmente 1,2 mil anúncios ativos.
Romeu Zema (Novo), candidato ao governo de Minas Gerais, tem 320; seu adversário Alexandre Kalil (PSD), 260. Em Santa Catarina, onde o número de anúncios dos candidatos fica acima da média, Esperidião Amin (PP) patrocinou 1,9 mil anúncios, Jorginho Mello (PL), 1,1 mil.
“A tendência é que a quantidade de anúncios cresce na reta final da campanha. Mas, a avaliação que temos feito é os candidatos estão utilizando outras estratégias, como usar o perfil de outras pessoas, para divulgar suas candidaturas e até fazer críticas a adversários”, comenta Gustavo Coelho.