O mundo virtual é sem fronteiras, mas em tempos de campanha eleitoral a disputa pelo espaço na timeline dos usuários literalmente inflaciona o preço dos anúncios. O clique do internauta/eleitor vale milhares de reais e com mais de R$ 1,2 bilhão no bolso para gastar os políticos é que mandam na rede pelo curto período de 45 dias.
Um levantamento feito pelo consultor em mídias, Gustavo Coelho, identificou que o preço por mil visualizações no Facebook e no Instagram subiu até 1.065% desde o início da campanha eleitoral, há uma semana.
“Diferente do que comumente se pensa, a compra de espaço nas redes sociais não é por vídeo, imagem ou qualquer outro tipo de veiculação. O valor é calculo por custo por mil visualizações (CPMV). A cada mil visualizações de um produto no Facebook ou no Instagram, o comprador, nesse caso o candidato, paga um valor”, afirma.
Segundo o consultor, em tempos normais de propaganda, o anunciante paga entre R$ 2 R$ 12 por cada CPMV. A variação está atrelada ao público alvo e ao tamanho da população. O disparo de conteúdo não é exatamente o que o nome parece dizer.
Ele é mais um mecanismo de seleção do público alvo por classe econômica, profissão, idade e interesse em algum assunto. Significa que o produto do anunciante pode chegar a um grupo em que a compra tem probabilidade mais alta.
“A inflação causada pelos candidatos está no oposto. Como qualquer pessoa de 16 a 80 anos, em qualquer classe social, pode votar, o público do candidato é genérico, ele inclui tanto o interessado em esporte, outro interessado em política e ou música”, comenta.
O preço do anúncio na internet hoje pode chegar até a R$ 127 por cada mil visualizações como parte da variação do valor mínimo. Esse preço é 1.065% maior do que estava sendo cobrado nas eleições municipais de 2020.
Se comparado a 2018, quando os atuais mandatários foram eleitos, o valor no mínimo dobra, com alta de 134%. No mesmo ano, os candidatos destinaram R$ 700 milhões para esse tipo de propaganda. No Fundo Eleitoral de agora, a quantia subiu para R$ 1,2 bilhão.
“Isso é uma amostra de como inserções de propagandas nas redes sociais é algo que tem dado retorno para os candidatos. O brasileiro passa em média 84 minutos em redes sociais por dia, é uma das maiores médias no mundo” afirma Gustavo Coelho.