Principal

Prorrogada inscrições para eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura

4 minutos de leitura
Prorrogada inscrições para eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da assessoria, anunciou nesta segunda, 3, a prorrogação do prazo final para inscrições de eleitores e candidatos do Conselho Estadual de Cultura até 30 de abril. Podem participar representantes da sociedade civil e da classe artística. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Mapas.

O processo eleitoral visa eleger 14 membros titulares e 14 suplentes representantes dos diversos segmentos culturais – artes cênicas, artes visuais, audiovisual, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música, patrimônio histórico e cultural, pontos de cultura –, bem como dos territórios culturais – Teles Pires, Juruena, Paiaguai-Guaporé, Cuiabá, Vermelho e Araguaia. Serão eleitos dois conselheiros (titular e suplente) por segmento cultural e dois (titular e suplente) por território cultural. O mandato dos novos conselheiros é de quatro anos (2017 a 2020).

Os candidatos a representantes dos segmentos e dos territórios culturais deverão comprovar a atuação mínima de quatro anos na área cultural, além de dois anos de domicílio e residência no respectivo território. Esta última comprovação vale também para os eleitores.

A relação de eleitores e candidatos habilitados será divulgada no site da Secretaria de Cultura no dia 09 de junho. A votação acontece entre os dias 16 e 23 de junho e o resultado final será divulgado no dia 30 do mesmo mês.

Visitas aos municípios

Com o objetivo de conscientizar gestores, artistas, produtores e a sociedade sobre as eleições do Conselho, bem como levar informações sobre as demais ações da SEC, servidores da pasta percorreram, na última semana, municípios integrantes do Território Cultural Juruena.

“Em nossas visitas tratamos das eleições do Conselho Estadual de Cultura, buscando maior apoio e engajamento dos municípios em conjunto com a cadeia da cultura. Apresentamos todas as ações que estão em desenvolvimento pela Secretaria e ressaltamos a importância da adesão dos municípios ao Sistema Estadual de Cultura a partir da criação do Conselho, Plano e Fundo municipal”, ressaltou Palloma Torquato, secretária executiva do Conselho Estadual de Políticas Culturais.

A viagem começou por Diamantino, que possui equipamentos culturais com grande potencial como a Fundação Cultural, uma construção de mais de 200 anos que conserva ainda a adobe original e onde funciona a sede do Departamento de Cultura do município.

A equipe da SEC esteve também em São José do Rio Claro, cidade com apenas 38 anos de fundação, mas com grande expectativa de desenvolvimento das políticas públicas de cultura, entre elas eventos literários, exposição de artes visuais e um festival de música.

“Esta reunião resultou em um compromisso de reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, bem como esforços para difusão e apoio da classe artística nas eleições do Conselho Estadual”, frisou Palloma.

Em Campo Novo do Parecis foram apresentadas aos gestores municipais as políticas públicas de cultura encabeçadas pela SEC e solicitado o apoio na divulgação das eleições do Conselho.

Em Brasnorte foi abordada em reunião com os gestores a implantação do Sistema Municipal de Cultura e a estruturação do novo Conselho Municipal, cuja legislação foi recém revisada e sancionada pelo atual prefeito. O último município visitado foi Juína, onde a equipe da SEC participou do 1º Fórum Municipal de Cultura.

“O resultado desse trabalho foi muito positivo, nos trouxe uma experiência única que só é possível a partir dessa proximidade e intercâmbio com os gestores municipais e a cadeia produtiva”, observou Palloma Torquato.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes