O promotor Rinaldo Segundo, da comarca de Cáceres, irá prestar depoimento nesta sexta-feira (23) no processo que apura a responsabilidade de policiais militares em grampos contra uma deputada, jornalistas, advogados, um ex-desembargador, entre outras pessoas de interesse da cúpula do Governo do Estado.

As interceptações telefônicas foram feitas ilegalmente em uma investigação contra o tráfico de drogas na região em que o promotor atua. Os grampeados não tinham relação com o crime. As autorizações foram dadas pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, em 2014, em período próximo às eleições daquele ano.

O julgamento conduzido pelo juiz Murilo Mesquita, da 11ª Vara Especializada em Crimes Militares, apura a participação dos coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, do tenente-coronel Januário Antonio Edwiges Batista e do cabo Gerson Luiz Ferreira Correa Junior nos crimes.

O processo envolvendo os civis que teriam participado dos grampos telefônicos tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por lá, o ministro Mauro Campbell Marques apura o envolvimento do governador Pedro Taques (PSDB) no caso.

A denúncia foi feita pelo promotor Mauro Zaque de Jesus, que ocupava a Secretaria de Estado de Segurança Pública em 2015, e veio à tona em maio do ano passado. A deputada Janaína Riva (MDB), os advogados José do Patrocínio e José Antônio Rosa – ambos ligados ao MDB, o ex-desembargador José Ferreira Leite, o jornalista José Marcondes Muvuca, entre outros, teriam sido grampeados por meio do crime apelidado de barriga de aluguel.

Na segunda-feira (26) será a vez da delegada Alana Darlene Cardoso prestar depoimento. A policial civil foi uma das responsáveis pela Operação Querubim, que interceptou um telefone da publicitária Tatiane Sangali, ex-amante do ex-secretário da Casa Civil Paulo Taques. A escuta teria sido realizada por uma possível ameaça à vida do então secretário e também do governador Pedro Taques. Na ocasião ainda deverão ser ouvidos os policiais civis Rafael Meneguine e Elizandra Rodrigues Darigon.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes