Principal

Presidente do PP articula para Blairo ser vice de Alckmin. Ministro topa

3 minutos de leitura
Presidente do PP articula para Blairo ser vice de Alckmin. Ministro topa

Ednilson Aguiar/O Livre

Ministro Blairo Maggi, durante Seminário Agronegócios a força do campo em Cuiabá

Ministro Blairo Maggi, durante Seminário Agronegócios a força do campo em Cuiabá

Uma articulação encabeçada pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira, pode levar o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a disputar a vice-presidência no ano que vem. Com a quarta maior bancada de deputados federais – o que renderia uma boa parcela do fundo partidário e do tempo de propaganda eleitoral – Nogueira marcou para a semana que vem um jantar do ministro com o governador paulista, Geraldo Alckmin, provável candidato à presidência pelo PSDB.

Na pauta do encontro está uma possível entrada de Maggi na chapa do tucano como candidato à vice. A ideia foi apresentada ao ministro em uma ligação feita no início desta semana e relatada por Maggi em encontro com analistas políticos e jornalistas do seu estado, Mato Grosso, na última quinta-feira (3/8).

De acordo com o ministro, ele poderia topar o desafio. Blairo elencou duas razões para justificar o interesse. A primeira é a força do agronegócio para a economia brasileira. Além de chefiar a pasta responsável pelo setor, Maggi é dono de uma das maiores empresas do ramo no país. A segunda é o perfil de Alckmin. “Para mim, o governador de São Paulo é um dos nomes mais preparados para governar o Brasil neste momento”, afirmou.

Maggi, no entanto, disse que ainda não confirmou nada aos aliados. Ele contou que ainda está analisando a situação e o contexto atual, tanto no plano nacional como regional.

O mandato de Maggi como senador termina no ano que vem. Dessa forma, caso se candidate a vice e perca as eleições, ele ficará sem mandato por ao menos quatro anos. Outra questão é a busca por votos em redutos onde os o PSDB não costuma ter bom desempenho.

Os tucanos sempre tiveram dificuldades em conquistar votos no nordeste, onde o PT costuma sair vencedor nas urnas. “É possível que uma chapa de Alckmin tenha interesse em um vice do nordeste”, afirmou o ministro. O Mato Grosso é tradicional reduto dos tucanos nas eleições presidenciais.

Geraldo Alckmin está em seu quarto mandato como governador de São Paulo, o maior estado do País. Em 2006, ele disputou a presidência da república contra Luiz Inácio Lula da Silva, que se reelegeu. Na época, Alckmin foi bastante criticado por perder votos na passagem do primeiro para o segundo turno das eleições.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes