Cidades

Prefeitura de Cuiabá finaliza e relança licitação de dois novos viadutos

2 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá finaliza e relança licitação de dois novos viadutos
Foto: Assessoria/ Projeto arquitetônico do viaduto sobre a avenida Beira Rio

A Prefeitura de Cuiabá está finalizando os ajustes necessários ao Regime Diferenciado de Contratação Presencial (RDC) nº 001/2019, para a construção de dois viadutos na Capital. O primeiro na Avenida Beira Rio e o outro na Edna Maria Albuquerque Affi, popular Avenida das Torres.

O edital foi suspenso no dia 12 de abril pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, para adequações no documento que estabelece as regras a serem cumpridas na concorrência pública. Conforme a Diretoria Especial de Licitações e Contratos (DELC), a previsão é de que a reabertura aconteça nos próximos dias.

A interrupção ocorreu após a equipe técnica da Comissão de Licitações do Município identificar a necessidade de ajustes na tabela orçamentária. A comissão também constatou que, para esse certame, é viável a troca do regime de execução por preço global para o modelo de empreitada por preço unitário. O edital, já remodelado, aponta uma estimativa de que as obras custem cerca de R$ 30 milhões.

A concorrência vai contratar empresa de engenharia civil, para a execução das obras dos dois viadutos. As estruturas fazem parte do pacote de ações em celebração aos 300 anos de Cuiabá.

“São duas grandes obras, que merecem todo cuidado possível. As equipes de engenharia e de licitação estão alinhadas para que o certame não apresente nenhuma falha. Por isso, verificamos a necessidade de fazer esses ajustes pontuais e, como já está em processo final, o edital será republicado o mais breve possível”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Para a execução das obras, a Prefeitura de Cuiabá já conta com o aporte financeiro de R$ 50 milhões, formalizada mediante a abertura de crédito junto ao Banco do Brasil S.A.

Estudos

Os dois viadutos devem resolver problemas de fluxo de tráfego nas avenidas Beira Rio e das Torres. Estudos da Prefeitura apontam que os congestionamentos em ambos locais têm sido cada vez maiores. Por vezes, o tempo de espera dos motoristas chegou a ultrapassar os 30 minutos.

A intervenção na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno. Já na Avenida das Torres o número chega a 10 mil de forma direta e 90 mil pessoas indiretamente.

*Com assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes