Principal

Oposição decide recorrer à Justiça contra indicação de relator e membro de CPI

2 minutos de leitura
Oposição decide recorrer à Justiça contra indicação de relator e membro de CPI

Ednilson Aguiar/O Livre

Justino Malheiros

Presidente da Câmara, Justino Malheiros: ele escolheu um aliado do prefeito Emanuel Pinheiro para relatar a CPI contra o prefeito

O bloco de oposição na Câmara de Cuiabá vai recorrer ao Judiciário contra a decisão do presidente da Mesa Diretora, Justino Malheiros (PV), de indicar os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV) para compor a CPI do Paletó, que pretende investigar uma suposta quebra de decoro por parte do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).

De acordo com o vereador Diego Guimarães (PP), a decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (16). O grupo vai ingressar com um mandado de segurança em que defende que estariam aptos a serem escolhidos somente os 9 vereadores que assinaram o requerimento de criação da CPI antes de ela ser protocolada.

O protocolo foi feito no dia 7. Após a iniciativa, outros 11 vereadores decidiram também assinar o documento. O entendimento da oposição é de que seria uma espécie de “manobra” para a base governista controlar a investigação, já que só podem participar dela os parlamentares que tiverem seus nomes no requerimento de criação da CPI.

Ainda conforme Diego Guimarães, o mandado de segurança já está sendo elaborado, mas só deve ser protocolado após a publicação do ato de instalação da CPI.

Em entrevista nesta manhã, logo após a reunião do Colégio de Líderes que referendou os nomes, Justino Malheiros afirmou estar tranquilo sobre possíveis processos. Argumentou ter agido embasado no Regimento Interno da Câmara e que a escolha ocorreu de acordo com os tamanhos das bancadas dos partidos no Legislativo municipal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes