Olhe para o céu: madrugada promete ter a melhor chuva de meteoros de 2020

As primeiras horas desta terça-feira (20) devem ser marcadas por um espetáculo das estrelas. E vai ser possível avistar tudo daqui

(Foto: Freeepik)

Os apaixonados por astronomia têm um compromisso para a madrugada desta terça-feira (20): olhar para o céu em direção à constelação de Órion. Uma chuva de meteoros promete ser vista mesmo em cidades com grande incidência de luz artificial.

O “evento” já está sendo considerado o melhor de 2020 pelo cientistas. Primeiro, porque os meteoros serão grandes, o que deve facilitar a visualização da Terra. Segundo, porque são esperados mais de 20 por hora, ou seja, um a cada três minutos.

A expectativa era de que seria possível avistar a chuva de meteoros de todo o território brasileiro entre os dias 17 e 22 de outubro. Mas a data mais propícia, segundo especialistas, será nesta madrugada.

Entre a meia noite desta segunda-feira (19) e às 4h da manhã de terça, basta procurar a constelação de Órion no céu – mais conhecida entre os brasileiros como as “Três Marias”. Elas surgem no Leste, lado oposto ao por do Sol.

O clima vai ajudar?

O único entrave para quem está esperando o espetáculo devem ser as nuvens. Em grande parte do país é possível que chova esta noite.

Segundo informações do site Climatempo, todavia, para algumas regiões, a previsão é de que a chuva venha antes do melhor horário de visualização. E uma vez que ela passar, o céu deve ficar com poucas nuvens.

É o que deve ocorrer em Cuiabá. A previsão do tempo aponta que, se houver chuva, ela será rápida e, mesmo assim, ainda será possível observar o céu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGatos podem ser mais suscetíveis ao novo coronavírus, indica pesquisa
Próximo artigoOutubro Rosa: alerta sobre câncer de mama também vale para homens