Cidades

Novas empresas de ônibus de Cuiabá têm 180 dias para assumir linhas

Cerca de 50% da frota, ou seja, 180 ônibus, deverão ter ar-condicionado

1 minuto de leitura
Novas empresas de ônibus de Cuiabá têm 180 dias para assumir linhas
Imagem Ilustrativa

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) assinou nesta segunda-feira (23) o contrato com as novas empresas de transporte público da Capital. Ao todo, quatro empresas venceram a licitação lançada em agosto e terão direito sobre as linhas de ônibus pelos próximos 20 anos.

Foram vencedoras as empresas Integração Transporte, Caribus Transportes e Serviços, Rápido Cuiabá Transporte Urbano e Viação Paraense. Elas terão 180 dias para fazer a transição e começar a atuar na Capital.

Dessas, duas já atuam em Cuiabá, sendo elas a Integração Transporte e a Caribus Transportes e Serviços (Expresso Norte/Sul).

De acordo com Emanuel Pinheiro, a previsão é de que até junho de 2020 a cidade tenha 50% da frota de ônibus equipada com ar-condicionado. Isso representa 180 veículos. A quantidade é um acordo firmado pelo prefeito com os empresários, uma vez que, pela licitação, a previsão é de apenas 30% da frota.

Ainda no cronograma de implantação, a estimativa é de que, após o primeiro ano de circulação das novas empresas, portanto em junho de 2021, o número de carros com ar-condicionado seja equivalente a 70% da frota.

Já 100% dos ônibus com ar-condicionado é uma previsão para se tornar realidade entre 2023 e 2025, conforme Emanuel Pinheiro.

O prefeito também anunciou que as empresas terão que colocar carros mais novos em circulação, com idade média de 4,5 anos de fabricação. Já os veículos 0 km, ou seja, novos, devem corresponder a 20% dos ônibus de Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes