Realizada durante todo o mês de agosto, a 5ª edição do Festival CineCaos terá vida longa na web. É que as dezenas de filmes exibidos serão armazenados na plataforma mato-grossense Kinin Filmes Independentes logo após a mostra. Assim como o evento, o acesso às produções do gênero trash e underground será gratuito.

Na curadoria da mostra de 2019, a idealizadora Eliete Borges se une a Petter Baiestorf, Gurcius Gewdner e Ivandro Godoy para garimpar o que há de mais inusitado no cinema marginal. Os filmes selecionados serão divulgados ainda esta semana no Facebook do Cinecaos.

Criada em 2015, a plataforma voltada ao armazenamento e divulgação do cinema brasileiro, Kinin começou a ser idealizada pelo publicitário Sernon Nonres, em 2013, quando a Netflix ainda surgia no cenário digital.

“Comecei a pensar na ideia durante o último Festival de Cinema de Cuiabá, no último ano de faculdade. Participando de debates com realizadores de diversos lugares do país, percebi a necessidade de ferramentas para escoar cinema brasileiro”, lembra Sernon.

No ano seguinte, ele começou a juntar dinheiro para viabilizar o projeto, que começou com apenas 6 filmes, de forma independente. Atualmente, a Kinin hospeda mais de 80 curtas, médias e longas-metragens de todo país. Destes, cerca de 25 filmes mato-grossenses, incluindo a série “Tipos Mato-grossenses”, podem ser vistos por uma assinatura mensal de R$ 14,90.

Em 2016, o projeto foi contemplado em edital estadual voltado à economia criativa. Com o recurso captado, Sernon circulou pelo país e conseguiu 55 para a plataforma participando de atividades no Festival de Cinema de Gramado (RS), Festival Visões Periféricas (RJ), na Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG) e Goiânia Mostra Curtas (GO).

Criada através de parcerias de realizadores, a Kinin, que também está disponível em formato de aplicativo para Android, remunera os realizadores por horas visualizadas. Em uma nova versão, a plataforma terá espaço para cadastro gratuito e filmes em 360.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes