Mato Grosso

Município de MT é o 10º que mais desmatou no Brasil em 2019

Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, desmatou no ano passado quase 20 mil hectares

1 minuto de leitura
Município de MT é o 10º que mais desmatou no Brasil em 2019
Foto: Reprodução/Ibama

A 1.065 km de Cuiabá, no extremo Norte de Mato Grosso, Colniza tem como principal atividade econômica a extração de madeira. Não à toa, portanto, foi ela que colocou Mato Grosso no estudo realizado do MapBiomas – uma rede colaborativa de ONGs – sobre o desmatamento.

O município atingiu o 10º maior índice de devastação em 2019. A entidade apontou 17.709 mil hectares desmatados. O equivalente a mais de 17 mil campos de futebol.

Além de Colniza, entre os 10 municípios do país que mais desmataram, quatro estão no Pará, três no Amazonas e um em Rondônia.

Altamira (PA) teve a maior área disparada de desmatamento detectado no ano passado: 54 mil hectares. São Félix do Xingu, no mesmo Estado, tem 39,6 mil hectares.

Na lista dos 50 municípios com o maior índice, oito são de Mato Grosso. São eles: Aripuanã (11º), Nova Bandeirantes (17º), Apiacás (34º), Juara (40º), Marcelândia (47º), Cocalinho (48º) e Paranatinga (50º).

Município mais violento do país

Colniza também é marcada pelos conflitos agrários causados pelas disputas de terra. Por causa da violência, foi considerada a cidade o mais violenta do país em 2007, segundo levantamento do Mapa da Violência.

Em abril de 2017, nove trabalhadores foram mortos em uma gleba do município.

O dono de uma madeireira foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) como sendo o mandante do crime.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes