Principal

Mudança na vacina contra aftosa deve evitar reação no gado

2 minutos de leitura
Mudança na vacina contra aftosa deve evitar reação no gado

Agência Estado

Gado

 

Antes do anúncio dos Estados Unidos de suspensão de todas as importações de carne in natura do Brasil, o Ministério da Agricultura havia decidido reduzir a dose da vacina aplicada em bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, de 5 ml para 2 ml. A medida visa evitar possíveis reações nos animais, e, consequentemente, o caroço que fica na carcaça. Também foi uma forma de reforçar o compromisso do Brasil com a segurança — o país já havia suspendido cinco frigoríficos.

O ministério informou que o pedido formal para a diminuição da dose já foi feito aos laboratórios. O diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa e presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), Guilherme Marques, observou que o Brasil é livre da febre aftosa e, portanto, não é preciso mais utilizar uma dose reforçada da vacina.

Marques disse ainda que a medida reduzirá custos de logística e está de acordo com a programação de retirar a imunização no país até 2023, quando o Brasil deverá ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da doença sem vacinação. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina é reconhecido.

Também deve ser retirado o sorotipo C da vacina. Segundo estudo do Centro Americano de Febre Aftosa, o último caso registrado da doença foi em 2004 nas Américas. A decisão foi tomada no encerramento da 44ª reunião ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em abril deste ano.

“Por essa razão, bem como em função de estudo que o Brasil tem, tomamos a decisão de, no futuro, retirar o vírus C de toda vacina produzida no país”, disse Marques que também é presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes