Cidades

MP orienta municípios de MT a excluir profissionais do plano de vacinação

Órgão diz que grupos prioritários devem ser redefinidos por pessoas com "maior vulnerabilidade" ao contágio

2 minutos de leitura
MP orienta municípios de MT a excluir profissionais do plano de vacinação
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

O Ministério Público de Mato Grosso recomendou que os municípios modifiquem o plano nacional de vacinação contra a covid-19. A ideia é restringir a imunização às pessoas expostas ao “risco direto” de contágio pelo novo coronavírus.  

A mudança passaria primeiro pela reclassificação dos profissionais da saúde no grupo prioritário que, até o momento, foram quase o único público vacinado no país. 

Em publicação divulgada nesta quarta-feira (24), o MP de Mato Grosso sugere modificar o termo de “profissionais da saúde” para “trabalhadores da saúde”. Dessa forma, seriam excluídos da lista – que veio pronta do Ministério da Saúde – aqueles profissionais que não têm contato direto com pacientes infectados, por exemplo. 

A recomendação foi feita às prefeituras de Cuiabá e Rondonópolis, cuja campanha está suspensa por falta de doses da vacina. O MP sugere ainda que a vacinação tenha nova regulamentação por grupos de “vulnerabilidade extrema”, como idosos e pessoas com comorbidades. 

LEIA TAMBÉM

“A sugestão é para transparência na aplicação das vacinas contra a covid-19, nos quais o usuário possa verificar a entrada e saída do imunizante, com a dose em seu interior antes da aplicação e vazia após sua inserção. Além disso, visando a prevenção de quaisquer desvios de estoques”, diz trecho da publicação do Ministério Público. 

O plano nacional de vacinação é questionado desde seu lançamento, em janeiro. Especialistas em assuntos epidemiológicos afirmam que o programa traçado pelo Ministério da Saúde pouco contribui para a contenção eficiente do contágio, por não atender as pessoas que estão mais expostas à infecção ou as que têm maior risco ficar doente. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes