Cidades

MP notifica Unimed a restabelecer atendimento ambulatorial em 24h

Plano de saúde se embasou em um decreto que determinou essa suspensão na rede pública de saúde, com o objetivo de melhor atender os pacientes da covid

2 minutos de leitura
MP notifica Unimed a restabelecer atendimento ambulatorial em 24h
(Foto: Divulgação)

Uma semana depois de ter anunciado a suspensão dos agendamentos e atendimentos ambulatoriais em Cuiabá, a Unimed foi notificada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP/MT) para que retome as atividades no Centro de Especialidades Médicas, na Capital.

A operadora de plano de saúde justificou a suspensão com base no decreto municipal nº 7.898, de 9 de maio deste ano. Ele estabelece a suspensão de todos os atendimentos ambulatoriais eletivos, ou seja, aqueles que não são urgentes.

O argumento para isso é a necessidade de manter livres os equipamentos de saúde para o recebimento de pacientes possivelmente infectados com o coronavírus.

Mas o MP/MT discordou da decisão da operadora e afirmou que a restrição prevista no decreto é exclusiva para a rede pública de saúde, sendo inaplicável às instituições privadas. Além disso, considerou que a suspensão dos serviços afeta grande parte dos usuários do Plano Unimed Fácil.

A notificação foi exarada pela 6º Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva do Consumidor na tarde desta terça-feira (19).

Recomendações do MP/MT

O Ministério Público deu duas opções para a Unimed Cuiabá. A primeira é retomar o atendimento ambulatorial e agendamentos eletivos em 24 horas ou seguir o decreto municipal, desde que disponibilize, no mesmo prazo – as 24 horas – toda a rede credenciada para atender as demandas eletivas dos usuários do plano.

O MP/MT estabeleceu ainda que, em 48 horas, a Unimed terá que encaminhar à Promotoria de Justiça um posicionamento se acolheu ou não a notificação.

Se a cooperativa não cumprir os prazos, o Ministério Público informou que vai adotar as medidas cabíveis no âmbito judicial e administrativo na Agência Nacional de Saúde.

O que diz a Unimed?

A Unimed informou por meio de assessoria de imprensa que recebeu a notificação na manhã desta quarta-feira (20) e que o documento está sendo analisado pelo departamento jurídico da cooperativa.

A operadora informou ainda que vai se pronunciar de forma oficial ainda hoje sobre o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes