Mato Grosso

Ministro revoga decisão e autoriza Botelho a voltar à presidência da ALMT

Relator da ADI, Alexandre Moraes disse que decisão monocrática tenderia a ser cassada pelo colegiado do STF

1 minuto de leitura
Ministro revoga decisão e autoriza Botelho a voltar à presidência da ALMT
(Foto: Marcos Lopes/ ALMT)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mudou voto e determinou o retorno imediato do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. 

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (24) como parte do relatório do ministro à ação direita de inconstitucionalidade (ADI) que será analisado pelo pleno da Corte Suprema. 

O ministro argumentou que sua decisão monocrática, de fevereiro de 2021, de determinar nova eleição da Mesa Diretora poderá ser cassada pelo colegiado, visto que a medida partiu de uma lei aprovada após a eleição interna. 

“Em vista do exposto, revogo a decisão cautelar e restauro a eficácia da eleição realizada pela Assembleia Legislativa na sessão ordinária de 10 de junho 2020, para composição da Mesa Diretora no biênio 2021-2022″, disse. 

Com a revogação, Botelho deve retornar à posição de presidente, e o deputado estadual Max Russi (PSB), eleito ao cargo na eleição intermediária por força judicial, voltar à posição de primeiro secretário – cargo hoje ocupado por Botelho. 

Max Russi completou nesta semana um ano de presidente eleito da Assembleia Legislativa. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes