Política

Mauro Mendes cobra regras iguais para renegociar dívidas com a União

Governador diz que Estados têm situações fiscais diferentes, porque uns se esforçaram mais para equilibrar as contas

1 minuto de leitura
Mauro Mendes cobra regras iguais para renegociar dívidas com a União

O governador Mauro Mendes disse que o ministro da Fazenda Fernando Haddad terá que fazer propostas iguais para os estados que devem mais e para os que devem menos a União. 

“Se for flexibilizar regra para quem deve muito, também tem que flexibilizar para quem deve pouco. Não é justo dar um tratamento especial para aqueles que não fizeram a lição de casa ou não estou conseguindo pagar as dívidas, e não dar o mesmo tratamento para aqueles que estão se esforçando, estão fazendo um empenho fiscal mais rigoroso”, disse hoje (25) em entrevista à Jovem Pan. 

Haddad e governadores devem se reunir amanhã (26) em Brasília para discutir uma renegociação da dívida dos estados com a União. A revisão foi pedida pelo consórcio Sul-Sudeste, composto pelos estados com mais de 80% da dívida. 

A opinião do governador Mauro Mendes é que a amortização das dívidas e um prazo mais longo, que devem ser pedidos pelos maiores devedores, por exemplo, também sejam aplicáveis para quem a dívida é menor, caso de Mato Grosso. 

“A nossa dívida hoje está em torno de 10% da receita corrente líquida, nós estamos numa situação muito confortável, nós fizemos um arrocho 5 anos atrás com a aprovação de regras fiscais próprias mais rígidas”, disse. 

O Orçamento 2024 calcula receita corrente líquida, a soma de todas as fontes de dinheiro que entram nos cofres do estado, de R$ 31,5 bilhões. A dívida de Mato Grosso estaria em torno de R$ 3 bilhões. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes