Negócios

MT teve o maior número de empregados do país em 2020

Estado conseguiu manter a taxa de desocupação abaixo do recorde histórico, em um ano que o Brasil teve média acima de 50%

1 minuto de leitura
MT teve o maior número de empregados do país em 2020
(Foto: Reprodução)

Mato Grosso encerrou 2020 com a maior proporção da população empregada no Brasil. Em um ano marcado pela paralisação econômica por mais três meses, diante da pandemia do novo coronavírus, o Estado também manteve o desemprego abaixo da média histórica. 

A taxa de ocupação de Mato Grosso foi de 58,7%, o que representa mais de 1,5 milhão de pessoas, em idade economicamente ativa, em postos de trabalho.

Os dados na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) divulgada nesta quarta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Conforme o estudo, 15 Estados chegaram ao fim de 2020 com menos de 50% da população empregada, a situação levou a um novo recorde de desemprego no país. Mato Grosso, no entanto, puxou o resultado positivo para 11 Estados e o Distrito Federal. A média brasileira ficou em 49,4%, foi a primeira vez que percentual ocorreu. 

No quarto trimestre do ano (outubro a dezembro), Mato Grosso tinha 76,6% da população com 14 anos ou mais empregados com carteira assinada. Outros 40,8% dos trabalhadores estavam em atividade informal. 

Paralelamente, o volume de desemprego ficou 9,7% da população, a quarta menor taxa brasileira, atrás de Santa Catarina (6,1%), Rio Grande do Sul (9,1%) e Paraná (9,4%). Já o percentual de desalentados foi a menor no país (1,4%). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes