Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 5.394  casos de dengue foram registrados em Mato Grosso no primeiro trimestre de 2019. O número aponta para uma queda de 14,1% de incidência da doença, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Apesar disso, no último sábado (4), uma criança de 10 anos faleceu por conta de um quadro agravado de dengue hemorrágica. O caso aconteceu em Primavera do Leste (239 km de Cuiabá).

O período chuvoso é quando aumentam os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dados último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes (LIRA) apontam que mais de 80% dos focos do mosquito ainda estão dentro das residências.

Na Secretaria de Saúde de Cuiabá, a preocupação é com a conscientização popular. Durante todo o ano, agentes de endemia fazem visitas orientativas regulares, mas nem sempre as pessoas estão em casa ou abrem a porta para a vistoria e orientação.

O trabalho deles também inclui percorrer escolas, projetos sociais e demais espaços públicos para orientar sobre o combate ao vetor da doença.

A principal dica de combate à dengue continua sendo a prevenção. Tampar lixos e caixas d’água e evitar deixar exposto qualquer objeto que possa acumular água das chuvas, são ações simples que protegem a população contra a doença.

O uso de repelente e de telas protetoras nas janelas para impedir que o mosquito entrem em casa também é uma alternativa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes