Principal

Mato Grosso deve produzir 25% da safra nacional

3 minutos de leitura
Mato Grosso deve produzir 25% da safra nacional

Luiz Henrique Magnante/Embrapa

safra.jpg

 

Mato Grosso deverá colher 56 milhões de toneladas de grãos em 2017 e se manter no topo do ranking nacional de produtores pela sexta safra consecutiva. De acordo com 5º Levantamento da Safra 2016/17, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado terá um resultado 28,8% maior que o obtido no ciclo anterior, o que equivale a 12,5 milhões de toneladas a mais.

Se confirmada a projeção, será um recorde. O total previsto para as lavouras mato-grossense, segundo a CONAB, será o equivalente a 25% da produção nacional, estimada em 219 milhões de toneladas. A força da produção local se evidencia ainda mais na comparação com o segundo colocado, o Paraná, que de acordo com a estimativa irá produzir 38,4 milhões de toneladas (17,4 milhões de toneladas a menos que MT).

O otimismo se deve às condições climáticas adequadas e à produtividade, cuja variação é de 25,3%, passando de 3,1 mil toneladas para 3,8 mil toneladas por hectare. A área plantada também cresceu: 2,8% (este é o primeiro prognóstico de área que incluiu as culturas de segunda safra como milho e feijão).

Principais culturas
Para a soja, a projeção é de crescimento de 16,6%, com possibilidade de produção de 30,3 milhões de toneladas. A produtividade deve 3,2 mil toneladas por hectares, variação de 15%.

O total de milho deve atingir 23,1 milhões de toneladas, sendo 228 mil toneladas na primeira safra e 22,9 milhões da segunda. A ampliação de área total do milho chega a 7% e deve ultrapassar 4 milhões de hectares. A produtividade subirá 41,6% em relação ao ciclo anterior, passando da média 66 sacas por hectare para 94.

Exportações
Segundo a CONAB, o Brasil permanece como o maior exportador de soja em grãos do mundo, responsável por 52,52% de todas as exportações de mundiais. Os Estados Unidos vêm em segundo lugar com 39,88% e a Argentina em terceiro lugar com 6,43%. Juntos, estes três países são responsáveis por 88,84% de todas as exportações mundiais.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), em seu mais recente relatório, destaca o aumento de 1,10 milhão de toneladas o valor das exportações brasileira de soja. O Departamento estima que na safra 2016/17 a exportação girará em torno de 59,50 milhões de toneladas; valor 9,41% maior que o estimado na safra passada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes