Principal

Valor do pedágio em Sorriso sobe 37,5%

2 minutos de leitura
Valor do pedágio em Sorriso sobe 37,5%

Produtores rurais da região de Sorriso (400 km de Cuiabá) tiveram uma surpresa amarga ao abrir o Diário Oficial desta quinta-feira: um aumento de 37,5% no pedágio da rodovia MT-487. O valor cobrado passou de R$ 4,00 para R$ 5,50, no primeiro reajuste da tarifa desde 2012.

Com 65,5 km de extensão, o trecho pedagiado fica entre o entroncamento da BR-163 com o entroncamento da MT-222 e está sob responsabilidade da Associação dos Produtores da Gleba Barreiro. O acréscimo na cobrança foi determinado por assinatura dos secretários de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, e de Fazenda, Gustavo Oliveira.

Para os produtores da região, o aumento é injusto. “Justo seria não ter pedágio e ter a estrada em boas condições”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi, em entrevista ao LIVRE.

Atualmente, segundo ele, o trecho tem boa trafegabilidade e não apresenta grandes problemas, mas o custo do pedágio é um peso a mais no custo de produção. “O produtor não aguenta mais as taxas que estão sendo colocadas sobre ele. Nós estamos chegando ao ponto de inviabilizar a agricultura. Nós já estamos longe dos mercados consumidores, longe para levar nosso produto e para trazer nossa matéria-prima. Como é que vamos produzir?”, desabafou.

Gemi reclamou ainda do aumento do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), reajustado pelo governo do Estado em 2016. O valor é recolhido sobre a produção de produtos como soja, algodão e gado, entre outros, e tem objetivo de financiar obras de transporte e habitação. “A rodovia é estadual. O governo não assume a responsabilidade que cabe a ele, então a associação tem que aumentar”, disse o produtor referindo-se à associação de produtores responsável pela administração do trecho.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes