Principal

Manifestação Pró-Lula durou meia hora na Justiça Federal em Cuiabá

3 minutos de leitura
Manifestação Pró-Lula durou meia hora na Justiça Federal em Cuiabá

Carlos Rosário/Partido dos Trabalhadores

Ato em defesa de Lula PT Mato Grosso

Cerca de 150 manifestantes se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) em frente à sede da Justiça Federal, em Cuiabá, em ato realizado para defender o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Lula enfrenta nesta quarta-feira (24) o julgamento na segunda instância do caso conhecido do Tríplex do Guarujá. O processo está sendo analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS).

Representantes de movimentos sociais, sindicalistas, profissionais liberais, estudantes e políticos participaram do ato mobilizado pela sigla. A promessa era de realizar uma mobilização ao longo de todo o processo. Conforme o LIVRE, no entanto, a manifestação durou cerca de meia hora.

O presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barranco, disse no entanto que ele já estava por lá desde cedo. “Cheguei às 6h45 e fiquei até o fim”, afirmou. “O pessoal (que protestou) tinha compromissos depois, não tinha como manter a paralisação ao longo de todo o julgamento”, prosseguiu. 

Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em julho do ano passado. O ex-presidente tenta reverter a condenação no TRF-4.

O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco (PT), disse que “se o Lula for condenado, quem perderá a credibilidade será o Judiciário”. “Se o julgamento for técnico, Lula será inocentado porque contra ele não existem provas. Só será condenado se houver viés político, como ocorreu em Curitiba quando o juiz Sérgio Moro o condenou em primeira instância mesmo diante de 77 testemunhos da defesa do réu e nenhuma prova concreta contra ele”, disse Barranco.

O deputado afirmou que a defesa de Lula continuará mesmo que o TRF-4 mantenha a condenação do ex-presidente. “Não tenho dúvidas de que Lula será inocentado. Mas, se for preciso sua defesa irá recorrer à duas instâncias superiores, como garante a Lei”, disse o presidente do MT em Mato Grosso.

O ex-vereador de Cuiabá Lúdio Cabral (PT), cotado para a disputa ao governo de Mato Grosso neste ano, disse que a manifestação de hoje também serviu como protesto contra o programa de governo que tem sido implantando no país desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

“Se depender apenas da vontade do povo e de um debate aberto, democrático, amplo sobre o destino do Brasil, esse programa que hoje está sendo executado no país será derrotado nas eleições. Então, o dia de hoje é um dia de luta para denunciar esse aparelhamento”, afirmou Lúdio.

De acordo com o PT, também houve protestos em defesa de Lula nos municípios de Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Diamantino, Cáceres, Juína, Alta Floresta e Tangará da Serra. Ao fim das manifestações, o PT lançou, simbolicamente, a candidatura de Lula à presidência da República.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes