Mais de 11% dos mato-grossenses já fizeram teste de covid-19

Estado foi o 8º do país com o maior percentual de testes, ficando à frente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

(Foto: Reprodução)

Até setembro, 11,7% da população de Mato Grosso já haviam feito teste para detectar a covid-19. É o que apontam dados da edição mensal da Pnad Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Brasil, o número de testes alcançou 21,9 milhões, o equivalente a 10,4% da população do país.

Três tipos de testes são abordados pela pesquisa: o SWAB, exame em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz; o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo; e o exame com sangue retirado na veia do braço.

O Distrito Federal (22,2%) foi a Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, seguido por Piauí (17%) e Goiás (16%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).

Idade e renda

Por grupos de idade, o maior percentual de pessoas que fizeram algum teste para detecção foi entre 30 a 59 anos de idade (14,3%), seguido pelos grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e de 60 anos ou mais de idade (9,2%).

O percentual de realização dos testes para diagnóstico da doença é maior no grupo das pessoas com maior rendimento domiciliar per capita.

O índice chega a 25,1% para as pessoas na faixa de quatro ou mais salários mínimos. No mesmo período, apenas 5,9% das pessoas com menos de meio salário mínimo fizeram algum teste. (Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFotógrafo Lenine falece em Cuiabá
Próximo artigoPedido de casamento vira caso de polícia após noivo não gostar da resposta