Mato Grosso

Mais de 11% dos mato-grossenses já fizeram teste de covid-19

Estado foi o 8º do país com o maior percentual de testes, ficando à frente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

1 minuto de leitura
Mais de 11% dos mato-grossenses já fizeram teste de covid-19
(Foto: Reprodução)

Até setembro, 11,7% da população de Mato Grosso já haviam feito teste para detectar a covid-19. É o que apontam dados da edição mensal da Pnad Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Brasil, o número de testes alcançou 21,9 milhões, o equivalente a 10,4% da população do país.

Três tipos de testes são abordados pela pesquisa: o SWAB, exame em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz; o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo; e o exame com sangue retirado na veia do braço.

O Distrito Federal (22,2%) foi a Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, seguido por Piauí (17%) e Goiás (16%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).

Idade e renda

Por grupos de idade, o maior percentual de pessoas que fizeram algum teste para detecção foi entre 30 a 59 anos de idade (14,3%), seguido pelos grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e de 60 anos ou mais de idade (9,2%).

O percentual de realização dos testes para diagnóstico da doença é maior no grupo das pessoas com maior rendimento domiciliar per capita.

O índice chega a 25,1% para as pessoas na faixa de quatro ou mais salários mínimos. No mesmo período, apenas 5,9% das pessoas com menos de meio salário mínimo fizeram algum teste. (Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes