Principal

Liminar afasta Valtenir e devolve direção do PSB a Fábio Garcia

2 minutos de leitura
Liminar afasta Valtenir e devolve direção do PSB a Fábio Garcia

Ednilson Aguiar/O Livre

 deputado federal Fábio Garcia

Fábio Garcia reassume presidência do PSB 

O deputado federal Valtenir Pereira foi destituído da presidência do PSB em Mato Grosso, nesta segunda-feira (17), por decisão do juiz Emerson Luiz Pereira Cajango, da 8ª Vara Cível de Cuiabá. Ele reconduziu a antiga comissão provisória, comandada pelo também deputado federal Fábio Garcia, que havia sido destituída em maio por uma canetada do presidente nacional, Carlos Siqueira.

O magistrado entendeu que a direção do partido está abaixo do Congresso Nacional para tratar de princípios e orientação política partidária. Desse modo, o presidente do PSB não poderia ter destituído Garcia por desobedecer à orientação de votar contra a reforma trabalhista, já que a diretriz não foi submetida ao Congresso.

O juiz disse que os membros da direção do PSB foram afastados “em tese de forma arbitrária, gerando insegurança e instabilidade” no partido. Ele ainda agendou uma audiência de conciliação para o dia 12 de setembro. A ação contra o PSB foi movida pelos deputados estaduais Eduardo Botelho, Max Russi e Oscar Bezerra, além de Fabio Garcia. Ainda cabe recurso.

“Vamos restabelecer o respeito às pessoas dentro do partido”, disse Garcia em entrevista ao programa Estúdio Livre, da Rádio Band FM. O deputado não informou se vai aproveitar a oportunidade para realizar a eleição do diretório que possa lhe dar mais segurança no cargo. “Vamos tomar todas as decisões em conjunto”, limitou-se a dizer.

Garcia retoma o controle do PSB depois de quase três meses fora da presidência. Ele foi destituído em 27 de abril. Nesse período, Valtenir assumiu o comando, destituiu todas as executivas municipais e começou a nomear novos presidentes no interior do Estado.

Racha
Valtenir Pereira desembarcou no PSB em 14 de junho, depois de quatro anos fora da sigla. Ele chegou com as bênçãos do presidente nacional Carlos Siqueira, já assumindo a presidência e provocando um racha no partido. Ele destituiu as executivas do PSB em todos os municípios em 3 de julho, exatamente uma semana depois de a antiga cúpula anunciar que pressionaria a legenda a realizar eleições para o diretório estadual.

(Atualizada às 18h55)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes