Judiciário

Justiça manda Santa Casa de Cuiabá indenizar funcionária por atrasos salariais

2ª Turma do TRT disse que a falta de pagamento entre novembro de 2018 e junho de 2019 expôs técnica de enfermagem a prejuízos

2 minutos de leitura
Justiça manda Santa Casa de Cuiabá indenizar funcionária por atrasos salariais
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça do Trabalho condenou a Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá, a indenizar uma técnica de enfermagem por dano moral devido a atrasos salariais. A condenação foi proferida nesta terça-feira (17), pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), que analisou um recurso do hospital. A unidade alegava que a mulher não comprovou ter sofrido prejuízos decorrentes dos atrasos.  

A Santa Casa afirmou que o pagamento de salários foi atrasado porque a Prefeitura de Cuiabá não teria feito repasses da prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

O relator do recurso, desembargador Roberto Benatar, avaliou como “excessiva” e “desproporcional” da Súmula 17 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) a exigência de que o atraso salarial tenha um mínimo de 90 dias para iniciar a contestação. 

“O trabalhador, em regra, não possui reservas para tais contingências, sentindo os efeitos deletérios da privação salarial em intervalos muito mais exíguos”, disse. 

Ele ainda assinalou que o não pagamento de salário pode propiciar dano moral presumido  nos casos em que atrasarem pelo menos duas folhas contínuas, circunstância em que são presumíveis os prejuízos à subsistência do trabalhador e de sua família. 

Conforme a ação, a técnica de enfermagem tem atraso nas folhas salariais de novembro de 2018 a junho de 2019

Quanto ao argumento de que o atraso decorreu da falta de repasse do município, o relator disse que, ainda que essa situação coincidisse com o período de atraso salarial, isso não justifica a ausência de pagamento a servidores.  

Os demais magistrados da 2ª Turma concordaram com o direito da trabalhadora em ser indenizada pelos atrasos e fundamentaram seus votos em dispositivos legais sobre desemparo do trabalhador por falta de salário. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes