Joga xadrez ou quer aprender? Praça Alencastro é ponto de encontro aos sábados

Projeto começa neste sábado e além de tabuleiros, vai contar com um "xadrez gigante"

Foto: Michel Alvim

Todos os sábados a Praça Alencastro, bem no centro de Cuiabá, vai virar ponto de encontro de enxadristas. Começa hoje o projeto “Xadrez na Praça”, com programação que vai de oficinas para iniciantes a disputas em um xadrez gigante.

O projeto é para todas as idades e tem entrada gratuita. Vai funcionar entre às 9h e 11h30 e a programação é retomada após o almoço, das 15 às 18h.

De acordo com o diretor técnico da Federação Mato-Grossense de Xadrez, Cleiton Marino Santana, a iniciativa reacende as ações de origem, que aconteciam na Praça da Mandioca, onde vários adeptos da modalidade de tabuleiro se reuniam para jogar.

“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória e a inteligência cognitiva. Hoje, muitas instituições de ensino têm a prática do xadrez no currículo escolar”.

Além do evento na praça, o Clube de Xadrez realiza suas reuniões todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h.

Os encontros ocorrem no antigo Clube Feminino, atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A participação é gratuita, com idade mínima de 7 anos e não é necessário saber jogar, pois são oferecidas aulas e treinamentos.

O Clube, que existe desde 1998, mas passou por um hiato, ganha local e horário fixos para as reuniões com a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Xadrez.

Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo enfatiza que o espaço está aberto para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual.

“Venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, convida.

Como participar

Para participar do Clube de Xadrez basta comparecer às reuniões no horário combinado.

Crianças a partir dos 7 anos já podem iniciar no esporte e não há limite de idade. Todos são bem-vindos e a participação é gratuita.

Mais informações sobre o Clube de Xadrez e sobre o projeto “Xadrez na Praça” você pode conseguir pelo telefone (65) 9 9951-1741, com Manfrin, ou pelo (65) 9 9662-7072, com Cleiton.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS