Principal

“Janaina quer usar Assembleia como palco para José Riva”

3 minutos de leitura
“Janaina quer usar Assembleia como palco para José Riva”

Ednilson Aguiar/O Livre

José Riva_240217

O ex-deputado José Riva, que responde a mais de 100 processos sob acusação de desvio de verbas públicas

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) criticou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pela colega Janaina Riva (PMDB) para investigar os últimos 22 anos de gestão da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a deputada quer usar a Assembleia como “palco” para que o pai, José Riva, faça “pirotecnia” com seus depoimentos. Oscar afirma que o ex-deputado está fazendo delação premiada junto ao Ministério Público.

“Eu não assinei e não assino essa CPI, porque acho que ela quer palco para o pai dela”, disparou Oscar, em entrevista à rádio Mega FM. “Ele está fazendo delação premiada e agora a deputada quer usar o parlamento para pirotecnia, para ele ir lá na Assembleia fazer ao vivo e em cores o que ele já está fazendo no Ministério Público”, afirmou.

O requerimento de CPI foi apresentado por Janaina na terça-feira, 21, com autoria de “lideranças partidárias” e quatro assinaturas de apoio – metade do número necessário para o documento tramitar. Além dela, assinaram o pedido os deputados Zeca Viana (PDT), Allan Kardec (PT) e Valdir Barranco (PT) – todos de oposição.

A CPI foi uma sugestão do governador Pedro Taques (PSDB) que, ao ironizar a tentativa da deputada de investigar a previdência estadual, sugeriu que a Assembleia abrisse uma CPI para investigar o desvio de R$ 500 milhões do Legislativo nos últimos 20 anos, referindo-se aos processos contra José Riva. “Acho um grande equívoco o governador ter apontado isso aí”, criticou Oscar.

Para o deputado, uma CPI sobre a própria Assembleia exporia a instituição de forma desnecessária, desgastando ainda mais o Poder Legislativo de Mato Grosso. Por isso, ele defende que a investigação se limite à esfera judicial, como já vem sendo feita.

“Está sendo investigado no Ministério Público, tanto é que o pai dela foi preso. Não vou expor de forma nenhuma o parlamento estadual, porque já vive num descrédito total. A instituição precisa ser preservada. Se houve malversação do dinheiro público, os órgãos competentes têm essa prerrogativa de investigar, punir e mandar para a cadeia o ladrão do dinheiro público”, concluiu.

Oscar Bezerra e José Riva são rivais políticos na mesma base eleitoral, o município de Juara (690 km de Cuiabá), onde costumam se revezar no comando da cidade, elegendo aliados. A atual prefeita do município é Luciane Bezerra (PSB), mulher de Oscar.

Pedido de CPI

Janaina propôs, no requerimento de CPI, que seu pai, José Riva, fosse convocado para depor, assim como os outros presidentes e primeiros-secretários da Casa entre 1995 e 2017. O período abrange toda a “Era Riva”, e mais a gestão da dupla Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD), encerrada este ano.

Na tribuna, ao apresentar o documento, Janaina Riva provocou o governador. “Não tenho nada contra nenhum colega, e queria pedir ao governador se empenhe para que essa CPI funcione, da mesma forma que se esforçou para derrubar a do MT Prev”, disse. “Essa foi sugestão dele”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes