Com o isolamento social e a restrição de circulação de pessoas, 98% das lideranças empresariais de Mato Grosso relataram impactos negativos com a crise da covid-19.
A reação do meio político à pandemia do vírus mudou a forma como as pessoas consomem e os reflexos já são sentidos.
O índice consta na pesquisa “Percepções de Lideranças Empresariais de Mato Grosso sobre os Impactos do Coronavírus nos Negócios e na Economia”, feita pelo Sebrae.
A pesquisa ouviu 354 empresários de diversas atividades em municípios das principais regiões econômicas do estado, sendo eles: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O resultado mostra que a queda de receita é a maior preocupação dos entrevistados. As questões mais relacionadas foram: a queda nas vendas (23,17%), a redução de consumidores (17,95%) e a redução das atividades da empresa (17,22%).
Outro ponto significativo é que 57,63% dos líderes disseram que possuem pouco conhecimento sobre as medidas trabalhistas e econômicas tomadas pelo governo federal.
Cuidados e medidas adotadas
Ao mesmo tempo, 78,81% dos empresários já haviam tomado alguma medida de gestão protetiva em razão da covid-19.
Dentre as ações mais nomeadas estão: a intensificação da higiene no ambiente de trabalho (20,18%); orientações sobre o coronavírus aos funcionários (18,49%); a suspensão do atendimento presencial.
Para driblar a crise, os empresários também adotaram medidas de gestão.
Dentre as mais citadas como inovadoras estão: atendimento ou vendas remotas – online ou telefone (17,31%), delivery (13,46%), produção e divulgação de conteúdos (9,62%), revezamento da equipe por escala e turnos (7,69%).
(Com Assessoria)