Hoje é o dia do chocolate e te damos 5 motivos para comemorar (comendo!)

Estressado por causa da pandemia? Um pedacinho influencia a liberação de serotonina, que contribui para a melhora do humor

(Foto: valeria_aksakova - br.freepik.com)

É difícil encontrar alguém que resista a um chocolate. Querido por grande parte da população mundial, o alimento ganhou um dia para chamar de seu. Nesta terça-feira (7), se comemora o Dia do Chocolate.

Aproveitando a ocasião, te damos cinco motivos para comemorar a data. Lembrando: o consumo – moderado, claro! – pode trazer vários benefícios.

O fruto do cacau apresenta uma composição nutricional com cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio. As substâncias têm ação antioxidante para nosso organismo.

O consumo também influencia a liberação da serotonina, que contribui para a melhora do humor e é o que traz aquela sensação de bem estar e relaxamento.

1. Alivia o estresse

O chocolate pode ajudar a diminuir os níveis de estresse. O consumo da versão amarga (com mais de 70% de cacau) tem efeitos positivos na saúde cerebral: diminui os níveis de estresse e inflamações.

Além disso, pode melhorar o humor, a memória, controlar a ansiedade e até a imunidade.

2. Ajuda o raciocínio

O cacau contém flavonoides, que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro. O chocolate também carrega pequenas quantidades de cafeína, que aumentam o estado de alerta.

3. Combate a depressão

O chocolate libera as substâncias feniletilamina e serotonina (hormônio do bem-estar) no corpo humano, melhorando o humor. Elas também são capazes de aumentar a liberação de beta-endorfina, que reduz a sensação de dor e provoca prazer e bem-estar e são importantes para o equilíbrio emocional.

4. Fonte de energia

O cacau contém um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que dá mais energia. E ele é levado para o chocolate.

5. Bom para o coração

O cacau tem efeitos sobre o colesterol e pode modular o estresse oxidativo, a inflamação e melhorar as funções das células endoteliais e, consequentemente, das funções cardiovasculares (saúde para nosso coração).

Cacau em Mato Grosso

(Foto: Arquivo)

Mato Grosso responde por 0,25% da produção nacional de cacau, que ocupa 0,16% da área total brasileira.

De acordo com os dados do IBGE, Mato Grosso está na 6ª posição no ranking nacional entre os nove Estados produtores. A área plantada é de 950 hectares com a produção de 647 toneladas por ano.

Os números representam a soma das áreas plantadas em 12 municípios, com destaque para Colniza, Alta Floresta e Cotriguaçu, que despontam como os principais produtores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMunicípios de MT livres da covid têm barreiras, fazem testes e isolam quem tem sintomas
Próximo artigoShowmícios???

O LIVRE ADS