Gastronomia

Hoje é o dia do chocolate e te damos 5 motivos para comemorar (comendo!)

Estressado por causa da pandemia? Um pedacinho influencia a liberação de serotonina, que contribui para a melhora do humor

3 minutos de leitura
Hoje é o dia do chocolate e te damos 5 motivos para comemorar (comendo!)
(Foto: valeria_aksakova - br.freepik.com)

É difícil encontrar alguém que resista a um chocolate. Querido por grande parte da população mundial, o alimento ganhou um dia para chamar de seu. Nesta terça-feira (7), se comemora o Dia do Chocolate.

Aproveitando a ocasião, te damos cinco motivos para comemorar a data. Lembrando: o consumo – moderado, claro! – pode trazer vários benefícios.

O fruto do cacau apresenta uma composição nutricional com cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio. As substâncias têm ação antioxidante para nosso organismo.

O consumo também influencia a liberação da serotonina, que contribui para a melhora do humor e é o que traz aquela sensação de bem estar e relaxamento.

1. Alivia o estresse

O chocolate pode ajudar a diminuir os níveis de estresse. O consumo da versão amarga (com mais de 70% de cacau) tem efeitos positivos na saúde cerebral: diminui os níveis de estresse e inflamações.

Além disso, pode melhorar o humor, a memória, controlar a ansiedade e até a imunidade.

2. Ajuda o raciocínio

O cacau contém flavonoides, que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro. O chocolate também carrega pequenas quantidades de cafeína, que aumentam o estado de alerta.

3. Combate a depressão

O chocolate libera as substâncias feniletilamina e serotonina (hormônio do bem-estar) no corpo humano, melhorando o humor. Elas também são capazes de aumentar a liberação de beta-endorfina, que reduz a sensação de dor e provoca prazer e bem-estar e são importantes para o equilíbrio emocional.

4. Fonte de energia

O cacau contém um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que dá mais energia. E ele é levado para o chocolate.

5. Bom para o coração

O cacau tem efeitos sobre o colesterol e pode modular o estresse oxidativo, a inflamação e melhorar as funções das células endoteliais e, consequentemente, das funções cardiovasculares (saúde para nosso coração).

Cacau em Mato Grosso

(Foto: Arquivo)

Mato Grosso responde por 0,25% da produção nacional de cacau, que ocupa 0,16% da área total brasileira.

De acordo com os dados do IBGE, Mato Grosso está na 6ª posição no ranking nacional entre os nove Estados produtores. A área plantada é de 950 hectares com a produção de 647 toneladas por ano.

Os números representam a soma das áreas plantadas em 12 municípios, com destaque para Colniza, Alta Floresta e Cotriguaçu, que despontam como os principais produtores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes