Principal

Hamburguerias saem de shoppings e chegam ao subúrbio

3 minutos de leitura
Hamburguerias saem de shoppings e chegam ao subúrbio

Entre o Parque Flor do Ipê e o residencial de mesmo nome, a lanchonete Ferreiras Burguer tenta imitar, na decoração e na comida, as hamburguerias dos shoppings centers. Localizada em Várzea Grande, em um bairro de classe média baixa próximo a ponte Sérgio Mota, o empreendimento de Rodrigo Palermo traz uma comida cool e rivaliza com os “podrões” da cidade.

O papel de parede, as cadeiras de madeira polida dão um ar pequeno-burguês ao empreendimento. Mas é na comida que Palermo tem seu principal trunfo. Em uma viagem a São Paulo, ele teve a ideia de criar a barca de hambúrguer, um tipo de embarcação que mistura hambúrguer, cebola empanada, batata frita, calabresa e bacon. Tudo em quase um metro de extensão, que desafiaria até o navegante mais glutão.

Ednilson Aguiar/Olivre

 Ferreiras Burger

Na base do exagero: é assim que as hamburguerias como a de Rodrigo Palermo pretendem atrair clientes que estão longe do centro da cidade

 

“Depois que eu comecei a fazer, eu vi muita gente fazendo a mesma coisa. Via nas redes sociais o pessoal fazendo o mesmo que eu”, comentou Rodrigo. Foi do trabalho como chapeiro em uma hamburgueria em um shopping de Cuiabá que ele trouxe o estilo do antigo trabalho, que lembra o ambiente das praças de alimentação, onde jovens colegiais de escolas particulares namoram e batem papo.

Mas a realidade de Palermo é completamente diferente. Ele, um empreendedor de 25 anos que montou o negócio com o irmão e a mãe, concorre com barzinhos de cadeira de plástico, churrascos gregos improvisados na calçada e trailers de baguncinha espalhados pela avenida principal do bairro.

Outra semelhança de Rodrigo com as grandes redes de lanches é a presença nas redes sociais. No Instagram, a página do Ferreiras Burguer usa expressões como “off” e “Black Friday”, na tentativa de escapar da rotina do famoso “pague um e leve dois” ao qual os moradores de quaisquer subúrbios estão acostumados.

Ednilson Aguiar/Olivre

 Ferreiras Burger

Rodrigo, que mora na casa da frente da hamburgueria, pediu demissão do antigo emprego para empreender

 

“A gente sempre tenta investir um pouco mais nas redes sociais. Fizemos parcerias com as páginas que tem muitos seguidores em Cuiabá e o resultado vem aparecendo” comemora Palermo. Nas próximas semanas, o empresário planeja cobrir o espaço do quiosque o que, segundo ele, vai atrair ainda mais uma clientela em formação.

Na prática, o Ferreiras Burguer é uma opção para quem deseja simular o ambiente e a comida dos shoppings. Em meio à crise, a hamburgueria oferece um preço mais em conta: os hambúrgueres podem ser encontrados pelo preço de R$ 8 a R$ 18 e a barca é vendida a R$ 30 ou R$ 40, a depender do tamanho da gula do cliente. 

“Nós estamos só há três meses aqui. Se você contar, entre 800 e 1000 pessoas moram no bairro. E é esse pessoal que eu quero atender. Eu sempre digo que o meu diferencial é o preço. É um produto de qualidade, mas barato”, concluiu Rodrigo.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes