Mato Grosso

Grampos ilegais: Polícia conclui inquérito sobre conduta de magistrados

As investigações, entre janeiro de 2014 e junho de 2017, apuraram se houve dolo em deferimento de interceptações

1 minuto de leitura
Grampos ilegais: Polícia conclui inquérito sobre conduta de magistrados
(Foto: PJC)

A Polícia Civil concluiu o inquérito instaurado para apurar uma eventual conduta dolosa de magistrados quanto as escutas ilegais, no episódio conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. O documento foi remetido ao Poder Judiciário nesta quarta-feira (31).

As investigações realizadas pela Força Tarefa, foram coordenadas pela delegada Ana Cristina Feldner e determinadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O trabalho apurou o deferimento de interceptações telefônicas, previstas no artigo 10 da Lei 9296/96.

Por se tratar de um inquérito sigiloso, o resultado das investigações não foram divulgados.

Os fatos apurados pela Polícia ocorreram entre janeiro de 2014 e junho de 2017, resultando em aproximadamente 178 mil páginas, entre físicas e digitais. Foram cerca de 52 mil interceptações telefônicas feitas neste período.

Grampolândia Pantaneira

O esquema de escutas clandestinas ganhou notoriedade em 2017, quando o Fantástico, da Rede Globo, veiculou denúncia feita pelo promotor de Justiça Mauro Zaque. Segundo ele, havia no Governo um esquema de grampos ilegais, operado por militares, que teriam interceptado, inclusive, jornalistas, advogados e autoridades.

lista com os números grampeados foi divulgada em primeira mão pelo LIVRE. Há suspeitas de que diversos outros telefones tenham sido interceptados no mesmo esquema.

Segundo Zaque, o governador foi alertado sobre os grampos por diversas vezes, desde outubro de 2015. O caso resultou em 13 pessoas presas, quatro secretários exonerados e dez inquéritos criminais.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes