Mato Grosso

Governo diz que aumentará leitos para covid-19, mas existe limite

SES afirma que mais de 90% dos pacientes em UTI e enfermaria ou não se vacinaram ou estão com esquema incompleto

1 minuto de leitura
Governo diz que aumentará leitos para covid-19, mas existe limite
(Foto: Mayko Toscano/ Secom-MT)

O governador Mauro Mendes disse nessa quarta-feira (29) que aumentará a quantidade de leitos nas alas hospitalares para pacientes com covid-19. A medida se faz necessária por causa de novas altas diárias nos casos de contágio, mas Mendes ressaltou que o Estado tem limite. 

“Governo do Estado vai, sim, abrir UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), mas nós temos limite de capacidade. Agora, a União não está mais financiando [a abertura de novos leitos exclusivos para tratamento da covid], e as prefeituras não querem abrir leitos”, afirmou. 

Balanço divulgado mais cedo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a ocupação de leitos em UTI para pacientes da covid-19 em Mato Grosso ultrapassou 90%.  

Até o início da manhã, havia 106 pessoas internadas por complicações da doença; 103 não tomaram todas as doses da vacina – duas doses iniciais e a dose de reforço. O quadro seria semelhante nas enfermarias. Dos 442 pacientes internados, 428 estão com esquema vacinal incompleto. 

LEIA TAMBÉM

Paralelamente, Mato Grosso teria um estoque de 646 mil doses das vacinas, que continuam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas para os 15 escritórios de saúde nos municípios polos. 

Ao comentar o assunto, o governador Mauro Mendes disse que a nova alta é resultado da escolha das pessoas que decidiram não completar a vacinação. “Se você corre o risco, uma hora dá merda e deu merda para essas pessoas (sic) e pode dar para aquelas que continuarem insistindo em não tomar a vacina”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes