Agro

Governo de MT diz que terá que cortar despesas em razão de queda na produção do agro

Governador Mauro Mendes trabalha com a estimativa de que colheita ficará 20 milhões de toneladas menor

1 minuto de leitura
Governo de MT diz que terá que cortar despesas em razão de queda na produção do agro
(Divulgação)

O governador Mauro Mendes disse que deverá cortar gastos no início do ano. O contingenciamento seria necessário porque uma avaliação aponta para queda na produção de commodities.  

Conforme o governador, o recuo atingirá a arrecadação do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), imposto pago majoritariamente pelo agronegócio, e outras fontes de dinheiro. 

“A expectativa inicial é que tenhamos perda de 20%, ou seja, de 20 milhões de toneladas. Isso vai ser muito impactante em todas as nossas receitas. Menos produção é menos consumo de óleo diesel, menos transporte de pneu; toda uma grande cadeia está envolvida no agronegócio”, disse. 

Estudo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) diz que a quebra na safra será causada pelos efeitos do calor intenso e pouca chuva que Mato Grosso tem registrado desde outubro. 

A produção de soja deve fechar a atual colheita com 36,15 milhões de toneladas. O volume é 9,16 milhões de toneladas a menos que colhido no mesmo período do ano passado. A produção deve ficar 63,20 sacas por hectare abaixo. 

A estimativa de problema na arrecadação do agro já tinha aparecido na análise da Assembleia Legislativa do orçamento de 2024. Os deputados calculam que a receita de Mato Grosso deve ficar bem acima dos R$ 35 bilhões previsto. Mas, eles evitaram subir as despesas. 

O governador disse que ainda não sabe de quanto será o corte no orçamento, mas todas as secretarias devem ser afetadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes