Consumo

Geração Z consome menos álcool e faz mercado de bebidas e eventos mudar

Pesquisa revela mudança de comportamento: jovens da Geração Z estão priorizando o bem-estar e optando por noites mais saudáveis

3 minutos de leitura
Geração Z consome menos álcool e faz mercado de bebidas e eventos mudar

Não se fazem mais jovens como antigamente. De acordo com o Relatório Covitel 2023, não mesmo! A pesquisa sobre hábitos de saúde dos brasileiros revelou que os jovens da Geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010) estão bebendo menos e saindo (beeem) mais cedo das baladas.

O dado mais surpreendente da pesquisa? Pela primeira vez, pessoas com idade entre 18 e 24 anos não são as campeãs em consumo regular de bebidas alcóolicas. Desde o período pré-pandemia (2019), a porcentagem de pessoas nessa faixa etária que disseram consumir álcool 3 vezes por semana ou mais caiu de 10,7% para 8,1%.

Sim, os jovens foram superados pelas pessoas com idade entre 45 a 54 anos (9,1%) e 55 a 64 (8,7%).

E essa nova realidade não é uma tendência brasileiras. Na Europa, uma pesquisa de 2022 revelou que 23% dos jovens com mais de 18 anos nunca bebem.

Qual a explicação disso?

  1. A pandemia e o “cansaço rave”: o período de isolamento acelerou o interesse pela saúde e imunidade, levando muitos jovens a reduzir ou eliminar o consumo de álcool. Além disso, após dois anos em casa, a perspectiva de passar a noite em festas, com aglomerações, pode não ser tão atraente como antes.
  2. Priorizando o autocuidado: a Geração Z está cada vez mais preocupada com o autocuidado, optando por hábitos noturnos que não prejudiquem seu bem-estar no dia seguinte. Práticas como ir para casa mais cedo, cuidar da alimentação e frequentar academias ganham espaço em suas rotinas.
  3. Busca por experiências diferentes: festas e eventos noturnos precisam oferecer mais do que apenas bebida e música para atrair a atenção dessa geração. A estética, cultura e experiências únicas são valorizadas, tornando ambientes “instagramáveis” e atrações sensoriais mais populares.

Mudança de geração, mudança no mercado

E se você já tinha se perguntado porque as cervejas sem álcool ganham cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermecados, tá aí sua resposta. O mercado de bebidas alcóolicas tem acompanhado essa mudança de comportamento das gerações.

Empresas têm investido no lançamento e divulgação de bebidas que atendam às demandas da geração Z por uma vida mais equilibrada. Além do álcool, as calorias vêm sendo reduzidas.

O mercado de eventos noturnos também se adaptou. A tendência agora são as festas “before midnight”, ou seja, que terminam antes da meia-noite. Quem promove eventos têm se preocupado mais também em oferecer locais para sentar e, principalmente, para tirar fotos bonitas. Proporcionar uma experiência estética para esse novo público é o que garante a diversão.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes