Bem Estar

Só no fim de semana? Estudo mostra que atividade física não precisa ser diária

Pesquisa médica aponta que a saúde cardiovascular se mantém com um volume específico de atividade física e não a frequência da prática

2 minutos de leitura
Só no fim de semana? Estudo mostra que atividade física não precisa ser diária
(Foto: Pixabay / Pexels)

Você faz parte daquele grupo de pessoas que até queria ter uma vida mais saudável, mas não encontra tempo durante a semana para praticar uma atividade física? Se a sua resposta foi sim, trago uma boa notícia! Um estudo recente revelou que praticar exercícios físicos durante o fim de semana pode ter benefícios bem semelhantes a uma prática mais regular, que espalhe essa atividade ao longo da semana.

A pesquisa foi conduzida por médicos do Massachusetts General Hospital, em Boston (EUA). O resultado foi divulgado em uma reportagem do jornal britânico The Guardian.

Os médicos pesquisadores avaliaram a saúde do coração de aproximadamente 90 mil pessoas. Os participantes do estudo foram divididos em três grupos:

  1. Grupo dos sedentários: aqueles que faziam menos de 150 minutos de exercícios físicos por semana.
  2. Guerreiros do fim de semana: pessoas que concentravam, pelo menos, 150 minutos de atividade física nos dias de folga, principalmente sábados e domingos.
  3. Praticantes regulares: indivíduos que distribuíam os exercícios ao longo da semana, também totalizando, pelo menos, 150 minutos de atividade física.

Os resultados mostraram que tanto os guerreiros do fim de semana quanto os praticantes regulares apresentaram riscos menores de doenças cardiovasculares em comparação com os sedentários:

  • Risco de ataque cardíaco: 27% menor para os guerreiros do fim de semana e 35% menor para os praticantes regulares.
  • Insuficiência cardíaca: redução de 38% para os guerreiros do fim de semana e 36% para os praticantes regulares.
  • Fibrilação atrial (ritmo cardíaco anormal): diminuição de 22% para os guerreiros do fim de semana e 19% para os praticantes regulares.
  • Risco de derrame: 21% menor para os guerreiros do fim de semana e 17% menor para os praticantes regulares.

A descoberta é importante porque mostra que, mesmo para pessoas com agenda apertada, a prática de exercícios físicos no fim de semana pode ser uma alternativa eficaz para proteger o coração. Isso abre caminho para que mais pessoas adotem um estilo de vida ativo, mesmo que não possam se exercitar diariamente.

E aí, já sabe o que vai fazer esse fim de semana?

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes