Carreira

Estágio ou trainee: você sabe qual a melhor opção para sua carreira?

Especialista em carreiras explica as diferenças entre essas opções

3 minutos de leitura
Estágio ou trainee: você sabe qual a melhor opção para sua carreira?
(Foto: Freepik)

Se você é um jovem profissional e está em busca de ingressar no mercado de trabalho, já deve ter se deparado com vagas de estágio e programas de trainee. Mas você sabe a diferença entre eles? Algumas características são bem distintas e podem influenciar diretamente sua trajetória.

É o que explica a especialista em carreiras, Margareth Correia, em um artigo sobre esse tema publicado no LinkedIn. Mas antes de correr para ler o texto dela, veja quais são essas diferenças.

Programa de Trainee

É uma estratégia utilizada por diversas empresas para recrutar e desenvolver jovens talentos com potencial para assumirem posições estratégicas e de liderança no futuro.

Geralmente, para participar desses programas, é preciso já ter concluído a graduação, mas não há muito tempo. Alguns também aceitam estudantes que estejam prestes a se formar.

Programas de trainee têm uma duração estabelecida, de 6 meses a 3 anos. Durante esse tempo, o jovem profissional roda por diferentes setores e projetos da empresa, recebe mentorias de pessoas mais experientes, assim como desafios que impulsionam sua evolução profissional.

O ponto-chave do programa de trainee é a aceleração da carreira dos participantes. Além disso, o salário e os benefícios costuam ser bem bastante atrativos.

Estágio

Já o estágio é uma modalidade mais voltada para estudantes que desejam adquirir experiência prática relacionada ao seu curso. Geralmente, essas vagas são ofertadas apenas para estudantes de graduação ainda matriculados. Mas há casos de empresas que contratam tamém estudantes de pós-graduação.

O estágio é uma excelente oportunidade para que o estudante colocar em prática os conhecimentos teóricos e ganhar experiência para a busca futura por emprego. Mas, diferente do programa de trainee, é mais comum que esse jovem profisisonal ocupe uma função específica.

Além disso, a duração do estágio é mais curta, variando de alguns meses a um ano, e a remuneração é feita por meio de uma bolsa-auxílio que também costuma ser bem menor. Após o término do estágio e da graduação, todavia, o estudante pode ter a chance ser efetivado na empresa.

Qual você deve escolher?

O programa de Trainee é ideal para quem almejam posições de liderança, enquanto o estágio é uma excelente opção para os estudantes que buscam adquirir experiência prática e conhecer o funcionamento do mercado de trabalho.

Para tomar uma decisão, Margareth Correia sugere conversar com ex-participantes de programas de trainee e vagas de estágios e pesquisar sobre a empresa que te interessa. Considere sempre como essa oportunidade se encaixa na sua visão de carreira para o futuro. A escolha entre essas modalidades dependerá das suas metas e expectativas profissionais.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes