Carreira

Como a Geração Z e suas multicarreiras têm impactado o mercado de trabalho?

Geração Z está redefinindo o conceito de carreira, explorando múltiplos empregos e fontes de renda para impulsionar seu sucesso profissional

2 minutos de leitura
Como a Geração Z e suas multicarreiras têm impactado o mercado de trabalho?
Imagem Ilustrativa (Foto: FreePik)

Não. Ter mais de um emprego não é exatamente uma novidade. O que a Geração Z vem fazendo de diferente – e fez o conceito de multicarreira vir à tona – é o motivo por traz disso. Eles estão em busca de mais do que, simplesmente, uma fonte de renda extra. Eles querem enriquecer sua trajetória profissional e, principalmente, sentir que estão trabalhando, não apenas por dinheiro, mas por paixão.

As incertezas econômicas, desde a pademia, de fato impulsionaram esses jovens (a Geração Z é composta por pessoas com idade entre 13 e 26 anos) a buscar múltiplas fontes de renda para garantir seu sustento. Mas não é só isso. Essa geração tem vivenciado uma época em que diversas funções e setores se tornam obsoletos em um ritmo acelerado. Ver isso acontecer, dá a Geração Z uma mentalidade que valoriza a exploração de múltiplos interesses, em vez de seguir uma carreira linear e convencional.

Como isso afeta o mercado de trabalho? Esses jovens querem flexibilidade, diversidade e autonomia em suas trajetórias profissionais.

Como a pandemia e o home office impulsionam a multicarreira

Um estudo da Kantar, realizado em fevereiro de 2023, com cerca de 10 mil profissionais de 10 países, mostra que 40% dos trabalhadores da Geração Z estão combinando pelo menos dois empregos. A flexibilidade permitida pelo trabalho remoto é o que garante essa liberdade para explorar projetos paralelos e empreendimentos pessoais.

Não à toa, a pesquisa também revela que 50% dos entrevistados procurariam um novo emprego se o empregador decidisse mudar sua política de trabalho remoto, e 80% aceitariam um novo emprego se fosse 100% home office. Além disso, o conceito de semana de trabalho de 4 dias é favorito: 60% buscariam um novo cargo se a ideia ganhasse popularidade.

A multicarreira e a satisfação profissional

Tudo isso porque ser um profissional multicarreira oferece uma diversificação de renda, o que reduz a dependência de um único emprego e, consequentemente, fornece maior estabilidade financeira.

Além disso, a multicarreira permite que esses jovens trabalhadores da Geração Z ampliem suas habilidades, adquiram experiências variadas e explorem diferentes paixões e interesses. Em outras palavras, eles encontram com mais facilidade a satisfação pessoal em, pelo menos um, de seus trabalhos, um senso de propósito em suas carreiras.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes