Carreira

Transição de carreira: pesquisa mostra que esse desejo cresce entre brasileiros

Psicólogos explicam os motivos e apontam os fatores que você precisa observar, antes de considerar uma transição de carreira

3 minutos de leitura
Transição de carreira: pesquisa mostra que esse desejo cresce entre brasileiros
(Foto: Andrea Piacquadio / Pexels)

Uma pesquisa realizada pela consultoria de Recursos Humanos EDC Group revelou que a pandemia da covid-19 pode ser uma explicação para o desejo de transição de carreira entre profissionais brasileiros. De acordo com o estudo, 91% dos participantes afirmaram ter experimentado uma mudança significativa em seu propósito de vida durante o isolamento social. O resultado disso? Mais da metade dessas pessoas (53%) perdeu o interesse pelo trabalho que desempenhava e passou a considerar mudar de área de atuação.

Segundo Daniel Machado de Campos Neto, CEO da EDC Group, a pesquisa também revelou que, nem sempre, a remuneração é fator decisivo nessa escolha. As pessoas estão mais focadas, na verdade, em encontrar oportunidades que permitam conciliar suas atividades profissionais com seus interesses pessoais.

Psicóloga e consultora de carreiras, Ana Cecília Petersen explica esse fenômeno. Segundo ela, a pandemia proporcionou um tempo para reflexão mais profunda para muitas pessoas. Parte delas já vinham repensando o trabalho antes da crise sanitária, mas o isolamento social intensificou essa busca pela transição de carreira.

E, sim, ela concorda que o cenário atual é caracterizado por profissionais em busca de um trabalho que se encaixe em suas vidas, ao invés de adaptar suas vidas ao trabalho.

LEIA TAMBÉM

Já o psicólogo Eliezer Andreoli falou sobre o assunto de um outro prisma em um post em seu blog: a importância de abordar o desejo de transição de carreira com cautela. Andreoli ressalta que é fundamental valorizar as experiências e habilidades já adquiridas antes de optar por uma mudança radical.

Ele também orienta quem passa por essa situação a, primeiro, explorar alternativas dentro do próprio contexto profissional, buscando um novo propósito sem, necessariamente, abandonar completamente o que já se possui.

Se você está diante desse contexto de insatisfação profissional e em busca de mais realização, especialistas recomendam uma série de ações que podem ajudar nessa transição de carreira:

  • Autoconhecimento: reflita sobre seus verdadeiros desejos, interesses e valores, para estabelecer metas claras para sua carreira.
  • Valorize suas experiências e habilidades: reconheça e aprecie o que você já conquistou até o momento, identificando como essas competências podem ser transferidas para novas oportunidades.
  • Exploração interna: antes de tomar decisões radicais, avalie se é possível encontrar um novo propósito dentro da empresa ou carreira atual, buscando novos projetos ou responsabilidades que possam despertar sua motivação.
  • Pesquisa e networking: investigue o mercado de trabalho, identifique as áreas que mais se alinham com seus interesses e estabeleça contatos profissionais para expandir sua rede de relacionamentos.
  • Capacitação: busque cursos, treinamentos e formações complementares para adquirir novas habilidades e conhecimentos que sejam relevantes para a área em que deseja atuar.
  • Planejamento financeiro: avalie as possíveis consequências financeiras de uma transição de carreira e planeje-se financeiramente para enfrentar os desafios e ajustes necessários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes