Carreira

Quer trabalhar no exterior? Separamos três dicas básicas para começar essa jornada

Conseguir um emprego fora do Brasil é o sonho de muita gente, mas alguns passos são fundamentais para não se ver num pesadelo

4 minutos de leitura
Quer trabalhar no exterior? Separamos três dicas básicas para começar essa jornada
(Foto: Alexandr Podvalny / Pexels)

Morar e trabalhar no exterior é um sonho para muitos brasileiros. Um sonho que têm se espalhado à medida que mais países da Europa, por exemplo, têm facilitado as regras para esse tipo de imigração. A bola da vez é a Alemanha. Portais especializados afirmam que o país vem enfrentando uma escassez histórica de mão de obra e, por isso, começou a rever as regras de imigração.

Mas é, claro, que uma jornada dessas requer um planejamento cuidadoso. E por planejamento, eu falo um trabalho bem além da simples compreensão das políticas de imigração e diferentes tipos de vistos para trabalhadores estrangeiros.

Um ponto importante a se considerar, por exemplo, é o custo de vida do país de destino e como ele se relaciona com o salário que você vai ganhar lá. A conversão direta de moeda nem sempre reflete o verdadeiro poder de compra. Pesquisar sobre aluguel, transporte, alimentação e outros gastos básicos é necessário para ter uma estimativa realista dos custos mensais.

Quem pensa em morar fora do Brasil também precisa considerar a carga tributária do país de destino. Ela pode tornar alguns lugares mais caros do que outros para se viver.

Mas se, mesmo assim, esse é o seu sonho, aqui vão algumas etapas importantes para ajudá-lo conseguir um emprego fora do Brasil:

1. Comece pelo básico

O óbvio precisa ser lembrado. O primeiro passo sempre deve ser identificar um país no qual você tem interesse de morar. Além de fatores como idioma e, claro, oportunidades profissionais, avalie questões como a cultura e o clima. Lembre-se que esses são pontos que podem dificultar e muito sua transição.

Por exemplo, viajar para o país antes de tomar a decisão final pode ser uma boa ideia. Essa viagem vai permitir que você conheça melhor a cultura, o ambiente de trabalho e faça contatos pessoais.

E, não, não basta ser fluente em inglês. É altamente recomendável aprender pelo menos o básico do idioma local. Isso pode abrir portas e mostrar seu compromisso em se integrar à cultura local.

Por fim, mas não menos importante: familiarize-se com os requisitos de imigração do país de destino. Verifique os tipos de vistos disponíveis e os procedimentos para obtê-los. Esteja preparado para lidar com documentação, legalização de diplomas e outros processos.

2. Esteja pronto para o mercado de trabalho

O primeiro passo é avaliar suas competências profissionais e descobrir se elas são valorizadas no mercado internacional. Identificou uma lacuna? É melhor buscar aprimoramento antes de “meter a cara”. Considere trabalhos freelancers e remotos para adquirir experiência e construir um portfólio.

Plataformas como Upwork, Fiverr e Working Nomads podem te ajudar a explorar essas oportunidades.

Além disso, é preciso estar familiarizado com o mercado de trabalho do país-alvo. Comece daqui, do Brasil, pesquisando por sites de emprego, redes sociais profissionais e grupos especializados onde as vagas são divulgadas. Agências de recrutamento internacionais também são uma boa opção.

Feito isso, construir uma rede de contatos pode te ajudar e muito. Faça contatos com brasileiros ou mesmo pessoas de outras nacionalidades que já trabalham no exterior. Além de colher relatos mais fiéis de como pode ser sua jornada, conhecer pessoas influentes pode ampliar sua chances de sucesso.

3. Adapte seu currículo e prepare-se para entrevistas

Não se engane, você vai precisar adaptar seu currículo à cultura local. Cada país tem suas próprias expectativas em relação à formatação e ao conteúdo do currículo. Além disso, muitas vezes é necessário escrever uma carta de apresentação (cover letter) para destacar suas habilidades e experiências relevantes.

É sempre válido, por exemplo, destacar experiências internacionais, habilidades linguísticas e capacidade de se adaptar a novos ambientes.

Também é recomendável estar preparado para as entrevistas, sejam elas online ou presenciais. Pesquise sobre as práticas de entrevista de emprego no país, as perguntas mais comuns e pratique suas respostas. Uma dica é mostrar-se entusiasmado e seu interesse pela empresa e pelo país.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes