Carreira

Geração Z: pesquisa revela comportamentos indesejados no ambiente de trabalho

Levantamento revelou que os próprios profissionais dessa geração reconhecem atitudes que podem não agradar os chefes

2 minutos de leitura
Geração Z: pesquisa revela comportamentos indesejados no ambiente de trabalho
(Foto: Elijah O'Donnell / Pexels)

Era por volta de 2004. Isabela, 19 anos, vivia sua primeira experiência profissional. E também sua primeira demissão. Seu chefe, na época, esperou o expediente terminar para avisá-la que ela não precisava voltar no dia seguinte. A reação dela ao sair da sala? Isabela voltou ao computador em que trabalhava e apagou tudo o que tinha feito naquele dia.

O nome é fictício, mas a história é real. E o comportamento, diz um estudo, pode não ser exclusividade dessa personagem. O levantamento é da consultoria de recursos humanos e terceirização EDC Group e revelou que pessoas da geração Z reúnem uma série de características, digamos, indesejáveis no ambiente de trabalho.

Quem são as pessoas da geração Z? Os nascidos entre nascidos entre 1997 e 2010, ou seja, atualmente, todos que tenham idade entre 13 e 26 anos.

A pesquisa foi realizada com 328 brasileiros e apontou diferenças consideráveis de comportamento entre os jovens profissionais da geração Z e os de uma geração anterior: millenials, pessoas nascidas entre 1981 e 1996 (hoje, com idades entre 27 e 42 anos).

Geração Z

  • 12,50% dos entrevistados na pesquisa admitem não cumprir o expediente de trabalho, começando a jornada depois do horário e terminando-a antecipadamente;
  • 4,35% dos entrevistados afirmam não realizar tarefas no final do expediente, deixando-as para um colega de trabalho;
  • 25% dos entrevistados concordam que a geração Z executa estritamente o que foi contratada para fazer, sem exceder ou ficar aquém das expectativas.

Millennials

  • 1% dos entrevistados relatam não concluir tarefas no final do expediente;
  • 3% disseram não cumprir a jornada de trabalho estabelecida;
  • 16% preferem exceder as horas de trabalho para garantir a conclusão de todas as atividades.

Apesar dos comportamentos “desafiadores” da geração Z, para Daniel Campos, CEO da EDC Group, isso não significa necessariamente que esses profissionais sejam menos competentes do que seus antecessores. Com suas características únicas, eles podem contribuir positivamente para o ambiente profissional, quando integrados de forma adequada.

  • Criatividade: a geração Z é conhecida por sua criatividade e habilidades inovadoras, trazendo novas perspectivas e soluções para os desafios enfrentados.
  • Colaboração Multigeracional: esses jovens profissionais se destacam ao trabalhar em equipe com pessoas de diferentes idades, aproveitando a diversidade de conhecimentos e experiências.
  • Adaptação à Tecnologia: crescendo em um mundo digital, a geração Z possui habilidades nativas em tecnologia, tornando-se uma força impulsionadora na implementação de soluções tecnológicas no ambiente de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes