Cidades

Feirantes do CPA II vêem movimento diminuir com mudança de endereço

3 minutos de leitura
Feirantes do CPA II vêem movimento diminuir com mudança de endereço
Foto por: José Ferreira - Sicom Cuiabá

O primeiro dia de funcionamento da tradicional Feira do CPA II em novo local, a Praça Cultural do bairro, foi, conforme esperado pela maioria, de pouco movimento. Mas isso não desanimou os feirantes, que acreditam que vai levar um tempo para a população se acostumar. A mudança ocorreu no domingo (17).

“Eu não me preparei para fazer um plano de redução de mercadoria, mas percebemos que aquela demanda de clientes vindos das festas, não teve. Mas os clientes fiéis andaram na feira perguntando para um e para outro, até se localizar”, contou o feirante Leandro Silva, que comercializa pães de queijo.

Uma dificuldade enfrentada por alguns feirantes é com relação ao espaço. Quando a feira ainda acontecia na Avenida Brasil, a maioria das barracas tinha medidas de 3×3 metros. Para se adequarem ao novo endereço, a medida passou a ser de 2×3 metros. Leandro acredita que nem todos os feirantes gostaram, já que os corredores por onde os clientes percorrem ficaram mais estreitos. “Mas é mais fácil para os clientes encontrarem as barracas”, pontuou.

Leandro é favorável à mudança e defende que a medida seja para todos, inclusive, defende uma união entre feirantes, Prefeitura de Cuiabá e governo do Estado para transformar a Feira do CPA II em uma “feira modelo”. Não um modelo fixo, mas com adequação de sombreamento e a construção de um barracão, o que vai trazer mais conforto, não só para os próprios comerciantes, como para os clientes.

“O primeiro dia é sempre mais difícil, tanto para mim quanto para os clientes. Mas eu acredito que vai ficar muito bom, principalmente, depois que estiver tudo organizado. Estou apostando nisso”, disse a comerciante de pasteis Iranil Toledo. A mesma queda no movimento foi sentida por ela, que aposta em um período de um mês, até que os clientes se habituem ao novo espaço.

Entenda a mudança

A troca de endereço faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Cuiabá. Além da Feira do CPA II, outras 47 feiras devem sofrer mudanças ainda este ano, conforme prevê o próprio TAC. No entanto, ainda não há uma data definida para que os outros feirantes da Capital sejam remanejados.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a realocação da Feira do CPA II foi a primeira e trata-se de um projeto piloto. Nenhuma mudança em outras feiras deve ser realizada sem que antes o município se reúna com os feirantes e realize audiências públicas. No caso do CPA II, foram realizadas três encontros públicos para tratar do tema.

O outro lado

Para comentar as mudanças que devem ocorrer em outras 47 feiras da Capital, a reportagem do LIVRE tentou contato com a Associação dos Feirantes de Cuiabá. No entanto, até o momento não tivemos retorno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes