Cuiabá

“Fechamento de colégios é uma barbaridade”, afirma pneumologista

Com escolas fechadas há quase um ano, especialistas falam em epidemia de analfabetismo

2 minutos de leitura
“Fechamento de colégios é uma barbaridade”, afirma pneumologista
(Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)

O fechamento das escolas em março do ano passado, medida adotada por governadores e prefeitos, parece ter sido precipitada. Médicos, especialistas e pesquisadores criticam a decisão e, inevitavelmente, falam que uma epidemia de analfabetismo é quase inevitável.

Um estudo realizado pelo Insights for Education, com dados de 191 países, constatou que quase todas as nações que estão sem aulas presenciais são países pobres e que serão extremamente prejudicados pelo déficit educacional.

“Os colégios nem deveriam ter sido fechados. Isso foi uma barbaridade que fizeram”, afirma o pneumologista, Wagner Malheiros. A fala aparece em um vídeo publicado em um grupo do Telegram com quase 900 pais e mães que exigem a reabertura imediata das escolas em Cuiabá.

LEIA TAMBÉM

Médico na capital mato-grossense, ele afirma que a hipótese de que crianças ficariam doentes e levariam a doença para casa é, no final das contas, positiva. “É bom que pegue porque assim gera imunidade”, explica.

“A letalidade nas crianças é praticamente 0%. Crianças de 0 a 10 anos não morrem de covid-19. Ou a criança tem uma doença muito grave ou não existe a possibilidade, é extremamente raro”, explica.

Fechar escolas e manter serviços considerados essenciais é outra falha no discurso, segundo Malheiros.

“O policial, o médico, o rapaz que leva pizza para a sua casa, o cortador de grama, esses estão saindo pra rua e voltando para casa. Essa bobagem não tem tamanho. Essas crianças têm pais jovens, que também tem boa imunidade”, afirma.

“Se os colégios tivessem ficado aberto as crianças e os pais já estariam imunizados. O que é bom, tendo em vista que favoreceria a imunidade de rebanho”, finaliza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes