“Fechamento de colégios é uma barbaridade”, afirma pneumologista

Com escolas fechadas há quase um ano, especialistas falam em epidemia de analfabetismo

(Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)

O fechamento das escolas em março do ano passado, medida adotada por governadores e prefeitos, parece ter sido precipitada. Médicos, especialistas e pesquisadores criticam a decisão e, inevitavelmente, falam que uma epidemia de analfabetismo é quase inevitável.

Um estudo realizado pelo Insights for Education, com dados de 191 países, constatou que quase todas as nações que estão sem aulas presenciais são países pobres e que serão extremamente prejudicados pelo déficit educacional.

“Os colégios nem deveriam ter sido fechados. Isso foi uma barbaridade que fizeram”, afirma o pneumologista, Wagner Malheiros. A fala aparece em um vídeo publicado em um grupo do Telegram com quase 900 pais e mães que exigem a reabertura imediata das escolas em Cuiabá.

LEIA TAMBÉM

Médico na capital mato-grossense, ele afirma que a hipótese de que crianças ficariam doentes e levariam a doença para casa é, no final das contas, positiva. “É bom que pegue porque assim gera imunidade”, explica.

“A letalidade nas crianças é praticamente 0%. Crianças de 0 a 10 anos não morrem de covid-19. Ou a criança tem uma doença muito grave ou não existe a possibilidade, é extremamente raro”, explica.

Fechar escolas e manter serviços considerados essenciais é outra falha no discurso, segundo Malheiros.

“O policial, o médico, o rapaz que leva pizza para a sua casa, o cortador de grama, esses estão saindo pra rua e voltando para casa. Essa bobagem não tem tamanho. Essas crianças têm pais jovens, que também tem boa imunidade”, afirma.

“Se os colégios tivessem ficado aberto as crianças e os pais já estariam imunizados. O que é bom, tendo em vista que favoreceria a imunidade de rebanho”, finaliza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPortugal suspende voos para o Brasil por causa de variante encontrada em Manaus
Próximo artigo“2021 será o ano da retomada da economia brasileira”, afirma Bolsonaro