Principal

Exposição coletiva de xilogravura reabre Galeria do Sesc Arsenal

3 minutos de leitura
Exposição coletiva de xilogravura reabre Galeria do Sesc Arsenal

Acervo Pessoal

xilogravura márcia bonfim

Matriz de Xilogravura da artista plástica Márcia Bomfim

Nesta quarta-feira (24), às 19h30, o Sesc Arsenal reabre a Galeria de Artes com a ‘Exposição Coletiva Xilogravura A3’. Literalmente, “a três”. A mostra conta com experimentações artísticas dentro da técnica da impressão em relevo de Guadalupe Senatore, Rita Ximenes e Márcia Bomfim – três artistas mato-grossenses, parceiras entre si e com a casa.

‘Xilogravura A3’ é resultado do projeto Ateliê Aberto de Xilogravura, que oferece aos artistas locais e público geral um espaço de troca de experiências sobre a técnica, todos os sábados, desde 2012. “São quatro anos de parceria com o Sesc e a exposição terá nossos trabalhos produzidos ao longo deste período” revela Guadá, que possui formação em moda e começou a trabalhar com técnica da xilogravura a partir da experiência no Ateliê.

Acervo Pessoal

guadalupe senatora

Guadá é frequentadora do Ateliê Aberto de Xilogravura desde 2012

Os encontros são gratuitos e monitorados pela artista Rosylene Pinto, também curadora da exposição. Ela conta que se pautou na diversidade de temáticas das expositoras para selecionar os trabalhos. “As artistas trazem propostas contemporâneas e experimentais, cada uma com seu estilo, traduzidas em imagens figurativas e abstratas”, explica.

A artista ainda releva que estarão sendo expostas tanto as xilogravuras impressas quanto as matrizes em madeira, “As impressões das xilogravuras são em papéis e em cores variadas”, afirma.

Acervo Pessoal

rita e rosy

Curadora da exposição Rosylene Pinto e arte educadora Rita Ximenes

E como forma de contribuir com a formação do público apreciador gravuras em Mato Grosso, a proposta da exposição vai além da apresentação dos trabalhos e levará o Ateliê para dentro da Galeria durante o período da exposição.

“Os visitantes terão momentos com as artistas e contato com os materiais dentro da própria ambiência da exposição, em um ateliê que será montado na metade da Galeria. A ideia é incentivar o espectador à apreciação das obras de arte e à reflexão, ampliando a prática do olhar numa perspectiva crítica e também criativa”, afirma Rosylene.

A exposição segue aberta ao público até 24 de março, das 14h às 21h de terça a sábado; e das 15h às 21h nos domingos e feriados.

Divulgação

Expo xilo

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes