Eleições 2022

Estratégias bolsonarista e petista para guinar votos em MT têm efeito fraco

Jair Bolsonaro teve maior votação no segundo turno, mas não conseguiu superar a si mesmo em 2018, enquanto Lula viu sua distância aumentar

2 minutos de leitura
Estratégias bolsonarista e petista para guinar votos em MT têm efeito fraco

As campanhas eleitorais mais intensas para Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no segundo turno em Mato Grosso tiveram efeito muito baixo nas urnas e, no caso de Bolsonaro, não superou a votação de 2018. 

Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que Jair Bolsonaro recebeu 1.216.730 votos mato-grossenses nesse domingo (30), o que equivale a 65,08% do total possível no Estado. 

A votação nele cresceu cinco pontos percentuais em relação ao primeiro turno (59,84%), mas ficou pela metade do caminho na intenção do QG bolsonarista, que envolveu vários partidos liderados pelo governador reeleito Mauro Mendes (União Brasil). 

Eles queriam fazer a votação em Bolsonaro crescer 10 pontos percentuais na comparação ao resultado do dia 2. Bolsonaro chegaria nessa hipótese perto da casa dos 70% e abriria uma frente maior e praticamente consolidada em Mato Grosso. 

LEIA TAMBÉM

Para isso, houve reuniões semanais para traçar as estratégias de campanha, carta direcionada exclusivamente “ao povo evangélico de Mato Grosso”, com a participação de pastores e outros líderes religiosos na composição, além de adesivação e passeatas – com a intenção de panfletagem nos cultos. 

Bolsonaro não conseguiu, no entanto, superar a si mesmo. Na eleição de 2018, quando havia a “onda bolsonarista” ele foi melhor nas urnas de Mato Grosso, nos dois turnos. No primeiro, recebera 60,04% dos votos e no segundo, 66,42%. 

“Derrota” dos dois lados

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva também projetava subir dez pontos percentuais no Estado na comparação com o primeiro turno. A estratégia adotada pelos petistas foi basicamente aumentar o número de adesivaços e passeatas e a abordagem corpo a corpo. 

O resultado ficou mais fraco do que se esperava. A dianteira de Bolsonaro aumentou no segundo turno e Lula recebeu 652.786 votos ontem, pouco mais de 19 mil votos na comparação com o primeiro turno. 

No começo do mês, apesar da disputa polarizada, haviam 11 candidatos na disputa e todos eles receberam votos em Mato Grosso. Agora, no confronto direto com Bolsonaro, o presidente eleito avançou pouco.  

Proporcionalmente, os votos dados a ele passaram de 34,39% no primeiro turno, para 34,92% no segundo.  

Conforme TSE, foram registrados em Mato Grosso 1.869.516 votos válidos, além desses houve 27.398 votos nulos e 16.317 em branco.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes