Cinco décadas de tradição no ensino fundamental em território nacional, para a rede Pueri Domus não significa ficar no passado. Com 99% de índice de rematrícula em dois anos de atuação em Cuiabá, a escola bilíngue certificada pela Unesco demostra que construir conhecimento de forma democrática e envolvente, é se adaptar às novas gerações.
Problemas com aprendizado das crianças por conta de jogos, computador ou celular? A Pueri Domus usa a tecnologia a favor do aluno. A escola conta com salas equipadas em parceria com a Google e possibilita o intercâmbio com escolas de diferentes países através de videoconferências.
Vale ressaltar, no entanto, que todo aparato tecnológico não exime o aluno de colocar a “mão na massa”. Pelo contrário, revela a essência do saber tecnológico. “O viés da Pueri que, em latim, significa ‘casa de criança’, parte do movimento maker de construção e ludicidade, e isso é atemporal. Com o passar dos anos, agregamos mais ferramentas que não nos deixam perder esse olhar”, explica a coordenadora pedagógica de Cuiabá, Daniele Stefanini.
Escola bilíngue e ensino intimista
É justamente para promover essa interação que a escola coloca as disposições das cadeiras nas salas de aula em diferentes modelagens. As mesas e cadeiras são dispostas em círculos, formato U, duplas ou grupos, e as turmas não passam de 20 alunos, o que possibilita trabalhar de forma cooperativa. “A opção por um ensino intimista combinada com o que é proposto pelo ensino globalizado, aumenta o nível de produtividade da criança e sentimento de pertencimento”, observa Daniele Stefanini.
Das 35 aulas semanais, 10 aulas contemplam uma segunda língua. “Não só ensinamos, mas trabalhamos com sistema de imersão em todas as séries e espaços da escola”, explica a coordenadora. Além das disciplinas regulares, distribuídas em seis aulas diárias e um dia de período estendido, a escola também oferece atividades extracurriculares como balé, pilates, judô, futebol, natação, teatro, clube de leitura e até acompanhamento de tarefas.
Segundo a coordenadora, 80% dos alunos optam pelas atividades. Uma das novidades de destaque em 2018 foi o projeto de leitura que proporcionou aos alunos a incrível experiência de lançarem o seu próprio livro com ilustrações e histórias, desenhados e escritos por eles à mão e diagramados na plataforma digital – inclusive a biografia do pequeno, escrita pelos pais. As obras foram impressas para lançamento com direito a noite de autógrafos.
Educacross: aprender jogando
Outra importante ferramenta disponibilizada aos estudantes é o Educacross, que ensina matemática através da gamificação (jogos digitais, com metas e rotas pedagógicas).
Segundo Daniele, os espaços tecnológicos e plataformas digitais da Pueri Domus não são apenas acessórios, mas ferramentas essenciais para o cotidiano escolar. Com a plataforma Educacross, jogar, se divertir e aprender está dentro da mesma equação pedagógica. Nele, o aluno recebe “missões” – tarefas online voltadas para o trabalho da lógica – em sala de aula e em casa.
Tudo monitorado, registrado e relatado aos pais. “A professora vai dar a base teórica do conteúdo e usar recursos concretos para a fixação em ambiente escolar. Porém, quando ela manda uma gameficação, a educadora pode personificar as atividades para a criança, que terá jogos direcionados ao assunto que está aprendendo, ressalta a pedagoga.
Salas Google e metodologia ativa
Através de aplicativos digitais, os pais dos alunos também têm acesso aos conteúdos de aula e serviços da escola, acompanham o cardápio, registram recados em agenda e até recebem fotos dos filhos em atividade. Mas a coordenadora garante: “Não há dificuldade de adaptação, porque nós trabalhamos com afeto e acolhimento”.
As salas Google e o livro digital possibilitam, ainda, a imersão dos alunos em pesquisas. “Por exemplo, fizemos uma aula de campo sobre o aniversário de Cuiabá, mas em todos os espaços que visitamos presencialmente, eles já conheciam através do Google Maps, porque fizeram todo o percurso de forma digital. Eles aprenderam que podem se localizar no espaço e saber que podem conhecer lugares do outro lado do planeta através de uma ferramenta”, explica Daniele.
Segundo ela, a metodologia não só amplia as fontes de conhecimento e empodera o aluno, como subverte padrões de ensino hierárquicos, propondo uma metodologia ativa. “A nossa tecnologia não substitui o professor, jamais. Mas diferente do que foi passado para nós, o professor não detém o conhecimento, ele é meio para que o conhecimento aconteça. Quando você instiga a criança a questionar, pesquisar e buscar ferramentas, você tira ela da zona de conforto e o conhecimento se amplia. Em nosso caso, em duas vertentes: português e inglês”, explica.
Parceria com a Unesco
Entre outros atrativos estruturais e pedagógicos, a Pueri Domus possui certificação internacional como uma escola associada a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Sem barreiras geográficas, a rede se pauta em causas humanitárias alinhadas à Unesco. Movimentos que acontecem dentro da escola através de ações ou projetos.
“Nossas ações e buscas são sempre visando e promovendo uma educação de ponta com qualidade, conectividade e muito afeto”, finaliza a coordenadora da Escola Pueri Domus Cuiabá, Daniele Stefanini.