Principal

Emanuel Pinheiro: seis mudanças em 116 dias de gestão

3 minutos de leitura
Emanuel Pinheiro: seis mudanças em 116 dias de gestão

Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá

Mabel Strobel

A saída de Mabel Strobel (PSC) da secretaria de Educação foi uma das principais mudanças neste período

 

Em 116 dias à frente da prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) já anunciou a troca de quatro secretários e mudou a posição de outros nomes de seu governo. Estão sendo feitas mudanças no comando das secretarias de Educação, Gestão, Assistência Social e Cultura. Ele ainda desmembrou duas secretarias: o Turismo sai da pasta de Cultura e a Comunicação se torna uma secretaria independente da pasta de Governo.

No final de março, o prefeito realizou a primeira troca significativa em seu staff. A então secretária de Educação, professora Mabel Strobel (PSC), anunciou seu afastamento inicialmente por dez dias e acabou exonerada em definitivo em 31 de março. Desde então, o secretário de Gestão, Rafael Cotrim, acumulava também a pasta de Educação como interino. Nesta quarta-feira (26) ele foi efetivado na pasta, que tem o maior orçamento do governo municipal, e deixou a secretaria de Gestão para dar lugar à servidora Ozerina Félix Soares. Ela foi a coordenadora da equipe de transição de Emanuel no final de 2016.

Cultura
O comando da pasta de Cultura era um dos mais questionados da gestão de Emanuel desde que o historiador e candidato a vereador derrotado Renato Anselmo (PRP) foi nomeado em janeiro. O prefeito anunciou recentemente que ele deverá dar lugar ao ex-vereador de Cuiabá Francisco Vuolo (PP).

A secretaria adjunta de Turismo será desmembrada da pasta de Cultura, tornando-se independente e ficando sob a tutela do vice-prefeito, Niuan Ribeiro Roberto (PTB). Ele também irá chefiar o projeto Cuiabá 300 anos, no qual terá colaboração da ex-secretária de Assistência Social Singlair Ciekalski de Musis.

Singlair deixou o comando da pasta e foi remanejada para o grupo de ações, projetos e atividades para o aniversário da cidade em 2019. Com a saída dela, a Assistência Social fica sob comando de Wilton Coelho Pereira, o Wiltinho, que já atuava como assessor da prefeitura. Ele foi vice-prefeito de Várzea Grande, município vizinho de Cuiabá, na gestão de Wallace Guimarães e teve seu mandato cassado pela prática de caixa dois na campanha. 

Uma última mudança ainda foi feita com o objetivo de mudar as políticas de governo e de comunicação do município. A pasta de Comunicação operava em conjunto com a secretaria de Governo, e agora se torna uma secretaria independente sob o comando do jornalista José Roberto Amadar, o Bebeto, que já era responsável pela área.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes