Mato Grosso

Eleições no MPE: Mauro Curvo deve tentar a reeleição contra três adversários

2 minutos de leitura
Eleições no MPE: Mauro Curvo deve tentar a reeleição contra três adversários
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Estão abertas as inscrições para disputa do cargo de procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do próximo biênio (2019-2020). Dado como certo na disputa, Mauro Curvo deve ser reconduzido ao cargo, seguindo a tradição do Ministério Público do Estado, que nos últimos 20 anos não reelegeu apenas um procurador-geral, Luiz Eduardo Jacob.

Nos bastidores, entretanto, a informação é de que os procuradores Edmilson da Costa Pereira e Luiz Alberto Esteves Scaloppe, bem como o promotor de Justiça Mauro Zaque, também teriam interesse na disputa.

Outro nome que teria sido cotado é do presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Roberto Turin, mas ele está inelegível devido ao cargo na associação.

A escolha dos candidatos que formarão a lista tríplice está marcada para 14 de dezembro, das 12h às 17h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

A lista será enviada para o governador do Estado, no primeiro dia útil de 2019. A prerrogativa da escolha do novo procurador-geral será, portanto, de Mauro Mendes (DEM), que já terá sido empossado no cargo de governador.

As regras da eleição

Conforme o edital que circula no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (10), os interessados têm dez dias, a partir de hoje, para se inscrever. Podem concorrer ao pleito os membros do Ministério Público que tenham no mínimo 35 anos de idade, na data da posse, e dez anos de efetivo exercício no Ministério Público.

Todos os membros do MP que estejam no efetivo exercício das funções estão aptos a votar e cada um pode escolher até três nomes.

A comissão eleitoral é composta pelo procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, como presidente, e pelos promotores Ezequiel Borges de Campos e Rosana Marra, como secretário e membro, respectivamente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes